(FOCAC) Presidentes chinês e nigeriano anunciam elevação de laços bilaterais
Antes das conversas, Xi realizou uma cerimônia de boas-vindas para Tinubu no Grande Palácio do Povo
Beijing, 3 set (Xinhua) – O presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente nigeriano, Bola Tinubu, conversaram, nesta terça-feira, e anunciaram a elevação dos laços China-Nigéria a uma parceria estratégica abrangente.
Tinubu está em Beijing para a Cúpula 2024 do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC) e para uma visita de Estado.
A China está aprofundando ainda mais a reforma de forma abrangente para avançar na modernização chinesa, o que trará mais oportunidades para o desenvolvimento das relações China-Nigéria, disse Xi.
Os dois lados devem trabalhar juntos para realizar suas respectivas modernizações com cooperação de alta qualidade e impulsionar as relações China-Nigéria para um novo e maior desenvolvimento, disse ele.
Xi observou que os dois países devem aumentar a confiança mútua estratégica, ver e desenvolver as relações bilaterais a partir de uma perspectiva estratégica e de longo prazo, e apoiar-se firmemente em questões de seus respectivos interesses centrais e principais preocupações.
Xi pediu a promoção do desenvolvimento interconectado e integrado de infraestrutura, energia e recursos minerais com as indústrias, e o fomento da cooperação para um novo crescimento em áreas como a economia digital e as novas energias.
A China apoia a Nigéria na luta contra o terrorismo, mantendo a estabilidade regional e desempenhando um papel maior nos assuntos internacionais e regionais, disse Xi, ressaltando a disposição do país de fortalecer a coordenação multilateral com a Nigéria para salvaguardar os interesses dos países em desenvolvimento.
Tinubu destacou a importância de aprofundar a cooperação econômica e desenvolver uma parceria estratégica abrangente com a China, e disse que a Nigéria espera se tornar o maior parceiro comercial e de investimento da China na África.
A Nigéria dá as boas-vindas a mais empresas chinesas para fazer investimentos e expandir a cooperação mutuamente benéfica em agricultura, manufatura, recursos minerais, energia e infraestrutura em uma tentativa de ajudar a Nigéria e a África Ocidental a alcançar a modernização e efetivamente se livrar da pobreza, disse ele, acrescentando que a Nigéria está disposta a fornecer condições de segurança sólidas para esse fim.
Após as conversas, os dois chefes de Estado testemunharam a assinatura de documentos de cooperação bilateral em áreas como a cooperação do Cinturão e Rota, a implementação da Iniciativa de Desenvolvimento Global, o desenvolvimento econômico, a aplicação do Sistema de Navegação por Satélite BeiDou, as exportações de amendoim para a China, assim como a mídia.
Os dois lados divulgaram uma declaração conjunta sobre o estabelecimento da parceria estratégica abrangente e a construção de uma comunidade China-Nigéria com um futuro compartilhado de alto nível.
Antes das conversas, Xi realizou uma cerimônia de boas-vindas para Tinubu no Grande Palácio do Povo.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: