Ignorância e insolência de JD Vance aceleram declínio da hegemonia dos EUA
A imprensa estadunidense classificou as observações ofensivas como embaraçosas para todos os cidadãos do país
CGTN – Os recentes comentários do vice-presidente dos EUA, JD Vance, sobre a China foram, ao mesmo tempo, surpreendentes e lamentáveis. Em entrevista sobre a política comercial da administração Trump em relação à China, Vance afirmou que os EUA pedem dinheiro emprestado aos camponeses chineses para comprar os produtos que esses mesmos camponeses fabricam.

A imprensa estadunidense classificou as observações ofensivas como embaraçosas para todos os cidadãos do país.
Desde que assumiu o cargo de vice-presidente, há cerca de dois meses, JD Vance vem sendo alvo de críticas constantes por sua arrogância, egocentrismo, agressividade e falta de etiqueta diplomática. Seu comportamento expõe a prepotência do pensamento “brancocêntrico” e a postura condescendente da hegemonia estadunidense em declínio.
JD Vance, um “elitista” com bacharelado em ciências políticas e filosofia, doutorado em direito, além de experiência na fundação de empresas de capital de risco, demonstra profundo desconhecimento sobre política internacional e economia. Quando os problemas internos se tornam incontornáveis, os políticos dos EUA tendem a recorrer à criação de inimigos externos como válvula de escape.
A ignorância de Vance também fica evidente em sua incompreensão da China contemporânea, ele não percebe as profundas mudanças no cenário mundial, não entende ou não está disposto a admitir que o sistema político dos Estados Unidos está “doente”. Tampouco encara de frente a realidade da queda da hegemonia dos Estados Unidos.
As normas dos Estados Unidos não se aplicam ao mundo inteiro, e sua liderança global não é mais inquestionável. É justamente a ignorância, a insolência e a arrogância deles que estão acelerando o declínio da supremacia estadunidense.
Fonte: CMG
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: