Ministro das Relações Exteriores do Irã concede entrevista ao CMG
Araqchi destacou que os países do Oriente Médio devem se unir para ajudar a Síria a estabelecer um governo amplo e inclusivo
CGTN – O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, concedeu uma entrevista exclusiva ao Grupo de Mídia da China (CMG, na sigla em inglês) durante sua visita ao país entre os dias 27 e 28 de dezembro de 2024.
Na entrevista, Araqchi afirmou que as relações amistosas entre o Irã e a China se refletem, em primeiro lugar, nas interações de alto nível. Os contatos de alto nível entre os dois países têm progredido bem, enquanto as delegações de outros níveis do governo também estão se visitando ativamente. A cooperação bilateral abrange uma ampla gama de áreas, incluindo economia, comércio, investimentos, cultura, segurança, juventude, educação e turismo.
Araqchi destacou que os países do Oriente Médio devem se unir para ajudar a Síria a estabelecer um governo amplo e inclusivo, que represente todas as etnias e facções. É crucial defender a unidade nacional e a integridade territorial da Síria. O país não deve se tornar um refúgio ou um local de aglomeração de terroristas, nem deve representar uma ameaça para seus vizinhos e as nações da região.
A entrada de Israel na Faixa de Gaza tinha como objetivo destruir o Hamas, mas agora o país foi forçado a se sentar e negociar um cessar-fogo com o grupo, o qual Israel deseja eliminar. “Dissemos várias vezes que qualquer acordo de trégua aceito pela Palestina e pelo Hamas será apoiado pelo Irã”, enfatizou Araqchi.
“A China é um país respeitado e confiável. Acredito que tal credibilidade permite que a China desempenhe um papel político no Oriente Médio, ajudando os países da região a resolver suas divergências e a encontrar soluções pacíficas. O Irã agradece as contribuições feitas pela China e está disposto a continuar cooperando com o governo chinês”, acrescentou ele.
Tradução: Zhao Yan
Revisão: Gabriela Nascimento
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: