TV 247 logo
      HOME > China

      Por que investidores estrangeiros veem a China como um “oásis” para negócios?

      Na manhã desta sexta-feira (28), o presidente chinês, Xi Jinping, recebeu em Beijing representantes do setor empresarial internacional

      (Foto: CGTN)

      CGTN – Atualmente, o unilateralismo e o protecionismo estão gerando uma crescente incerteza no mundo, deixando os executivos de empresas multinacionais muito preocupados. No entanto, ao voltarem seus olhares para a China, o que veem é um cenário “promissor”.

      Na manhã desta sexta-feira (28), o presidente chinês, Xi Jinping, recebeu em Beijing representantes do setor empresarial internacional. O líder chinês destacou que a China oferece um grande palco para o desenvolvimento, amplas perspectivas de mercado, expectativas estáveis de políticas e um ambiente seguro, sendo, portanto, um solo fértil para os investimentos estrangeiros. Os mais de 40 CEOs de empresas estrangeiras e representantes de associações empresariais presentes na reunião consideraram a China como “um oásis e uma terra fértil para investimento e negócios”, afirmando que continuarão firmemente a ampliar os investimentos e a cooperação com o país, aprofundando sua presença no mercado chinês.

      Atualmente, a recuperação econômica global tem sido fraca, enquanto as tensões comerciais continuam a aumentar, resultando na falta de impulso para o desenvolvimento. Em especial, os Estados Unidos têm provocado “guerras comerciais” ao redor do mundo, perturbando a ordem econômica internacional. Neste contexto, é ainda mais valioso o fato de que os investidores estrangeiros comparam a China a “um oásis para negócios”.

      Para os investidores, a certeza é a premissa para o desenvolvimento. A principal fonte dessa certeza na China é a previsibilidade de suas políticas. Como enfatizou o presidente Xi Jinping no encontro com os executivos estrangeiros, “a porta da China só se abrirá mais. A política de acolhimento de investimentos estrangeiros não mudou e não mudará”. Atualmente, a China está promovendo a abertura ordenada dos setores como internet e cultura, além de expandir projetos-piloto de abertura em áreas de telecomunicações, saúde e educação.

      A certeza da China também vem de seu ambiente de desenvolvimento seguro. A China tem mantido a estabilidade política e social a longo prazo, sendo reconhecida como um dos países mais seguros do mundo. Investir e desenvolver negócios na China, sem dúvida, é tranquilizador.

      Por que investidores estrangeiros veem a China como um “oásis” para negócios?

      A China é o segundo maior mercado consumidor do mundo e possui o maior grupo de renda média, oferecendo enorme potencial de investimento e consumo. Vale destacar que, além do consumo tradicional ainda apresentar grande espaço de crescimento, o consumo de serviços na China está crescendo rapidamente. Em 2024, o consumo de serviços per capita representou cerca de 46% do total, oferecendo mais oportunidades para os investimentos estrangeiros se aprofundarem no mercado chinês.

      Com um bom ambiente e um grande mercado, a China também apresenta forte dinamismo de desenvolvimento. Com a aceleração das transformações verde, digital e inteligente, o país está se tornando o melhor cenário para a nova revolução tecnológica e as mudanças industriais. No futuro, a China continuará desenvolvendo os setores emergentes e do futuro, incluindo a biofabricação, tecnologia quântica, inteligência incorporada e 6G, além de impulsionar as ações na área de “Inteligência Artificial+”, de forma a oferecer mais espaço de desenvolvimento para os investidores estrangeiros.

      Tradução: Zhao Yan

      Revisão: Gabriela Nascimento

      Fonte: CMG

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: