TV 247 logo
      HOME > China

      Primeiro-ministro do Laos concede entrevista exclusiva ao CMG

      Em relação à modernização chinesa, o primeiro-ministro do Laos disse que na atual situação internacional complexa e instável

      (Foto: CGTN)

      CGTN – O primeiro-ministro do Laos, Sonexay Siphandone, que estava na província de Hainan, no sul da China, para participar da conferência anual do Fórum Boao para a Ásia, concedeu recentemente uma entrevista exclusiva ao Grupo de Mídia da China (CMG, na sigla em inglês).

      Sonexay Siphandone afimou que o Fórum Boao para a Ásia é uma organização internacional de conferências com participação multinacional. A atual situação mundial é complexa e caracterizada por várias incertezas. O primeiro-ministro do Laos acredita que a participação nesta conferência anual ajudará o Laos a trocar experiências e aprender uns com os outros, com os países em desenvolvimento e com parceiros de cooperação.

      Em relação à modernização chinesa, o primeiro-ministro do Laos disse que na atual situação internacional complexa e instável, a China formulou estratégias de resposta relacionadas, incluindo a promoção do desenvolvimento de ciências e tecnologias mais avançadas, como inteligência artificial, e o fortalecimento da construção de infraestrutura para garantir que o nível de desenvolvimento de todas as províncias e cidades seja relativamente equilibrado.

      Sonexay Siphandone disse que a China serve de exemplo para outros países saírem da pobreza. “A China fez grandes avanços na erradicação da pobreza, sendo uma experiência valiosa para outros países. Continuaremos a fortalecer a cooperação com a China para melhorar o 10º Plano Quinquenal para o Desenvolvimento Socioeconômico do Laos (2026-2030)”, disse.

      Falando sobre as experiências bem-sucedidas da China, Sonexay Siphandone disse que a China fez conquistas significativas nas áreas de desenvolvimento social e cultural e proteção ambiental. Independentemente do porte das cidades, sejam elas grandes ou pequenas, a parte de ecologia melhorou, o ambiente está lindo e a cobertura vegetal aumentou drasticamente, e esses avanços estão de acordo com a direção e a tendência do desenvolvimento do mundo. A China alcançou totalmente o desenvolvimento verde e sustentável. “Em relação à experiência bem-sucedida da China, precisamos mudar o modo de vida nas áreas rurais, encorajar as pessoas a não destruir a vegetação e melhorar sua qualidade de vida”, acrescentou.

      Na entrevista exclusiva, Sonexay Siphandone elogiou a China por dar dinamismo ao desenvolvimento do Laos e do mundo. Olhando para o futuro, ele expressou sua expectativa de haver maior cooperação entre os dois países nas áreas como economia digital, energia limpa e inteligência artificial.

      Tradução: Cecília Ma

      Revisão: Gabriela Nascimento

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: