Realizado em Beijing Diálogo Estratégico China-Portugal
O chanceler chinês, Wang Yi, afirmou na ocasião que China e Portugal têm uma excelente tradição de respeito mútuo e apoio recíproco
CGTN – Foi realizado hoje (25) em Beijing, o 2º Diálogo Estratégico de Ministros das Relações Exteriores China-Portugal.
O chanceler chinês, Wang Yi, afirmou na ocasião que China e Portugal têm uma excelente tradição de respeito mútuo e apoio recíproco. Para ele, isso constitui a essência para o desenvolvimento estável e de longo prazo das relações sino-portuguesas, bem como a garantia política para o desenvolvimento estável e de longo prazo dos laços bilaterais.
“Ambos os lados empregaram sabedoria política para resolver adequadamente a questão de Macau e foram exemplares ao abordar questões históricas por meio de consultas amigáveis”, ressaltou o diplomata chinês.
Em 2024, China e Portugal celebraram o 45º aniversário do estabelecimento de seus laços diplomáticos. Já este ano marca o 20º aniversário do estabelecimento da parceria estratégica abrangente entre os dois países, e o 50º aniversário de estabelecimento das relações diplomáticas entre China e Europa.
“A China está disposta a trabalhar com Portugal para construir um relacionamento bilateral mais estável, frutífero e dinâmico, além de tornar a China e a Europa parceiros estratégicos de confiança e realizações mútuas”, destacou Wang Yi.
O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Rangel, afirmou que Portugal e China chegaram a um entendimento mútuo e respeitoso, solucionando de forma adequada e pacífica a questão de Macau.
“Portugal orgulha-se profundamente disto. Estou muito satisfeito ao testemunhar o sucesso da política de um país, dois sistemas em Macau”, salientou Rangel.
Para o ministro português, a China é um parceiro de confiança. O investimento chinês tem desempenhado um papel importante no desenvolvimento econômico e social de Portugal.
“Portugal, aderindo ao espírito de abertura, acolhe mais empresas chinesas para investir e fazer negócios no país”, ressaltou Rangel.
Tradução: Inês Zhu
Revisão: Denise Melo
Fonte: CMG
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: