Relacionamento China-Azerbaijão é elevado para parceria estratégica
O líder chinês apontou que os dois países mantêm uma amizade sincera e confiança mútua
CMG – O presidente da China, Xi Jinping, reuniu-se na quarta-feira (3) com seu homólogo do Azerbaijão, Ilham Aliyev, em Astana, capital do Cazaquistão, na véspera da Cúpula da Organização de Cooperação de Shanghai. Durante o encontro, os dois líderes decidiram elevar o relacionamento bilateral para uma parceria estratégica.
Link para assistir ao vídeo: https://portuguese.cri.cn/2024/07/04/ARTIwXiEaOgdV93LM5u1WD9a240704.shtml
O líder chinês apontou que os dois países mantêm uma amizade sincera e confiança mútua, assim como são parceiros com igualdade e benefício recíproco. As relações bilaterais sempre tiveram uma evolução sadia e estável, com resultados frutíferos no âmbito da cooperação bilateral e enriquecimento contínuo de sua conotação estratégica.
A elevação dos laços China-Azerbaijão para o nível de parceria estratégica é um novo ponto de partida. As duas partes continuarão reforçando o apoio recíproco para beneficiar cada vez mais os seus povos.
O presidente chinês reiterou o apoio ao Azerbaijão na defesa da soberania nacional, da independência e da integridade territorial, além de selecionar o caminho de desenvolvimento correspondente às situações do próprio país. A China e o Azerbaijão devem promover a construção conjunta da Iniciativa Cinturão e Rota de alta qualidade, aprofundar as cooperações no comércio, investimento, petróleo e gás e indústria fotovoltaica, reforçar a interconectividade de infraestruturas, construir bem o corredor de transporte internacional pelo Mar Cáspio, assim como garantir a operação estável do trem de carga China-Europa. Além disso, os dois países devem efetuar mais intercâmbios nos setores de educação, cultura, turismo, juventude e subnacional para consolidar o fundamento da amizade China-Azerbaijão nos povos.
Xi Jinping ainda manifestou o apoio chinês ao país na realização da 29ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), acrescentando que quer promover em conjunto a multipolarização mundial com equidade e ordem, a globalização econômica universalmente benéfica e inclusiva, assim como a paz, a estabilidade e o desenvolvimento do mundo.
Tradução: Xia Ren
Revisão: Diego Goulart
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: