TV 247 logo
    HOME > China

    Sérvia e China são verdadeiros amigos de ferro, diz Milos Vucevic

    Na cooperação sob o quadro da Iniciativa Cinturão e Rota, muitas empresas chinesas têm participado na construção de infraestruturas na Sérvia

    (Foto: CGTN)
    Nicolas Iwashita avatar
    Conteúdo postado por:

    CGTN – “A Sérvia e a China são verdadeiros amigos de ferro. Mais precisamente, os sérvios se sentem honrados por serem tratados como ‘irmãos’ pelos chineses”, afirmou recentemente o primeiro-ministro da Sérvia, Milos Vucevic, em uma entrevista exclusiva concedida ao Grupo de Mídia da China (CMG, na sigla em inglês).

    Em sua viagem à China para participar da 7ª Exposição Internacional de Importação (CIIE, na sigla em inglês), Vucevic viu com seus próprios olhos os enormes êxitos do desenvolvimento chinês. “O socialismo com características chinesas tem sido frutífero”, ressaltou. Na opinião dele, a China, em comparação com outras potências do mundo, está mais disposta a compartilhar suas experiências de desenvolvimento, uma prática que mostra sua mente aberta e seu senso de responsabilidade para com toda a humanidade. Segundo o primeiro-ministro, é por causa disso que a Sérvia espera transformar a amizade de ferro entre as duas nações em uma comunidade com futuro compartilhado Sérvia-China.

    Sérvia e China são verdadeiros amigos de ferro, diz Milos Vucevic

    Vucevic acredita que a CIIE comprova que são falsas as acusações de alguns países, que alegam que a China é um país exportador que apenas quer invadir mercados alheios. O premiê citou dados da Organização Mundial do Comércio (OMC), pontuando que o país asiático é um dos maiores importadores do mundo. Para ele, a CIIE fornece ótimas oportunidades para os países apresentarem seus produtos aos consumidores e parceiros chineses, sendo um exemplo de abertura econômica e social. “A China é um parceiro poderoso e tem facilitado a entrada de nossas empresas em seu mercado”, acrescentou.

    Em 1º de julho deste ano, o acordo de livre comércio China-Sérvia entrou em vigor. O primeiro-ministro acredita se tratar de uma oportunidade para que seu país alcance resultados econômicos significativos e para que as empresas locais expandam seus negócios.

    Na cooperação sob o quadro da Iniciativa Cinturão e Rota, muitas empresas chinesas têm participado na construção de infraestruturas na Sérvia. Vucevic considera que esses programas contribuem para o progresso de seu país e elevam notavelmente a qualidade de vida da população sérvia. “É por causa disso que continuamos cooperando com a China em novos projetos”, disse. O premiê afirmou que a nação oriental nunca impôs nenhuma condição política prévia às colaborações e, em vez disso, sempre teve como foco o futuro comum e projetos que levam em conta os interesses de ambas as partes.

    Fonte: CMG

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: