Xi Jinping e presidente dos EAU discutem relacionamento bilateral
Xi Jinping apontou que os EAU são um importante parceiro estratégico integral da China
CMG – O presidente chinês, Xi Jinping, encontrou-se nesta quinta-feira (30) com o presidente dos Emirados Árabes Unidos (EAU), Sheikh Mohamed bin Zayed Al Nahyan, que está na China para participar da 10ª reunião ministerial do Fórum de Cooperação China-Estados Árabes e realizar uma visita de Estado.
Xi Jinping apontou que os EAU são um importante parceiro estratégico integral da China. Este ano marca o 40º aniversário das relações diplomáticas entre os dois países. A China deseja trabalhar junto com os EAU para seguir a direção geral do desenvolvimento do relacionamento bilateral sob os pontos de vista estratégico e de longo prazo, a fim de garantir a prosperidade contínua da parceria estratégica integral.
O presidente chinês afirmou que seu país quer consolidar a cooperação bilateral em áreas como comércio, energias e infraestrutura, estender as colaborações nos setores de tecnologia da informação, inteligência artificial, economia digital e novas energias, bem como reforçar a colaboração no cumprimento da lei e garantia de segurança.
Xi Jinping assinalou que a China apoia os países do Oriente Médio a seguir no caminho de desenvolvimento adaptado às próprias realidades, a avançar na rota de autofortalecimento por união, paz e reconciliação e a persistir em resolver os conflitos através de negociações.
Durante o encontro, os dois líderes também trocaram opiniões sobre os conflitos Palestina-Israel. Xi Jinping frisou que a tarefa prioritária é um cessar-fogo completo e a atenuação da crise humanitária. A comunidade internacional deve apoiar a resolução da questão da Palestina via negociações e com base na “solução de dois Estados”.
Depois da reunião, os dois chefes de Estado compareceram à assinatura de uma série de documentos de cooperação bilateral, abrangendo áreas como construção conjunta da Iniciativa do Cinturão e Rota, ciência e tecnologia, uso pacífico da energia nuclear, ensino do idioma chinês, cultura e turismo.
Antes do encontro, Xi Jinping presidiu uma cerimônia de boas-vindas ao presidente dos EAU, seguida, à noite, de um banquete de recepção.
Tradução: Paula Chen
Revisão: Mariana Yante
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: