HOME > China

Xi Jinping reúne-se com presidente da Zâmbia

O líder chinês apontou que a China está disposta a compartilhar oportunidades de desenvolvimento com a Zâmbia

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

CMG – O presidente da China, Xi Jinping, reuniu-se, na manhã desta quarta-feira (4), com o presidente da Zâmbia, Hakainde Hichilema, que está em Beijing para a Cúpula 2024 do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC).

Este ano marca o 60º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e a Zâmbia. Xi Jinping destacou a elevação das relações bilaterais a uma parceria de cooperação estratégica abrangente em 2023, o contínuo aprofundamento da confiança mútua e a conquista de resultados frutíferos na cooperação mutuamente benéfica no ano passado.

“Ambos os lados devem aproveitar esta Cúpula como uma oportunidade para promover conjuntamente suas respectivas modernizações e inaugurar um novo capítulo das relações amistosas China-Zâmbia”, disse o presidente chinês.

O líder chinês apontou que a China está disposta a compartilhar oportunidades de desenvolvimento com a Zâmbia e que Beijing estimulará mais empresas na cooperação com o país nas áreas de nova energia, desenvolvimento de recursos hídricos e eletricidades, para apoiar sua industrialização e modernização. 

Xi Jinping lembrou que a Zâmbia desempenhou um papel importante na fundação do FOCAC em 2000 e a China quer trabalhar junto com os países africanos para o pleno sucesso do evento. 

Por sua vez, o presidente da Zâmbia disse que quer aprender com as experiências bem-sucedidas da China para trazer mais benefícios ao povo do seu país. Ele reiterou a adesão ao princípio de Uma Só China e a disposição de aprofundar a cooperação com a China em todas as áreas e elevar constantemente a parceria estratégica cooperativa entre os dois países.

Tradução: Xia Ren

Revisão: Diego Goulart

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: