HOME > China

Xi Jinping reúne-se com presidente do Mali

Assimi Goïta agradeceu à China pelo valoroso suporte ao desenvolvimento socioeconômico do Mali

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

CMG – O presidente chinês, Xi Jinping, reuniu-se nesta segunda-feira (2), no Grande Palácio do Povo, com o presidente do Mali, Assimi Goïta, que se encontra em Beijing para participar da cúpula do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC). Os dois chefes de Estado anunciaram a elevação das relações bilaterais para uma parceria estratégica. 

No encontro, Xi Jinping disse que a amizade entre a China e o Mali foi forjada pelos líderes da velha geração. Há 60 anos, os dois países emitiram um comunicado conjunto, que consagrou pela primeira vez os oito princípios chineses para assistência ao exterior, dentre eles o respeito pela soberania, o desenvolvimento independente da economia e a não interferência nos assuntos internos de um país. Estes princípios não são apenas o direcionamento para uma cooperação amistosa entre a China e o Mali, mas também o prenúncio para que a China e a África promovam o estabelecimento de uma nova ordem internacional. Na atual conjuntura, a China está disposta prosseguir com a amizade tradicional, continuar com uma relação suportiva, e prestar, dentro de suas capacidades, apoio ao desenvolvimento econômico do Mali. A China continuará a encorajar as empresas chinesas para que invistam no Mali, na expectativa de que o país forneça garantias de segurança e facilidades para elas. Além disso, pretende aprofundar a cooperação em agricultura, energia, exploração mineral e infraestrutura com o país africano. 

Segundo Xi Jinping, a China sempre apoiou os povos africanos na decisão autônoma de seus respectivos destinos, e está disposta a buscar uma relação de apoio com os países africanos, incluindo o Mali, para prosseguir de mãos dadas no caminho da modernização adaptável às suas distintas realidades. 

Assimi Goïta agradeceu à China pelo valoroso suporte ao desenvolvimento socioeconômico do Mali. O país africano quer consolidar ainda mais sua amizade com a China, reforçar a parceria estratégica e aprofundar a cooperação de benefícios recíprocos em agricultura, energia, mineração e segurança. Ele também reiterou que o Mali adere firmemente ao princípio de Uma Só China. O Mali aprecia os esforços e contribuições da China para promover a paz e o desenvolvimento da região e do mundo e almeja intensificar a cooperação multilateral com a China, finalizou o presidente. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: