TV 247 logo
      HOME > China

      Xi Jinping reúne-se com primeiro-ministro espanhol

      Xi Jinping afirmou que as mudanças no cenário global estão se acelerando, enquanto os riscos e desafios se multiplicam

      (Foto: CGTN)

      CGTN – O presidente chinês, Xi Jinping, reuniu-se nesta sexta-feira (11) em Beijing com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez.

      Xi Jinping afirmou que as mudanças no cenário global estão se acelerando, enquanto os riscos e desafios se multiplicam. Segundo ele, somente por meio da unidade e da cooperação os países poderão manter a paz e a estabilidade mundiais, promovendo, ao mesmo tempo, o desenvolvimento e a prosperidade globais. Diante de uma conjuntura internacional cada vez mais turbulenta e complexa, o presidente chinês destacou a importância do desenvolvimento sólido e estável das relações entre China e Espanha. Este ano marca o 20º aniversário do estabelecimento da parceria estratégica abrangente entre os dois países. A China está disposta a trabalhar com a Espanha para fortalecer essa parceria com maior determinação estratégica e dinamismo, visando melhorar o bem-estar dos dois povos, impulsionar as relações entre a China e a União Europeia e contribuir de forma mais significativa para a paz, estabilidade e desenvolvimento globais.

      Xi ressaltou ainda que o crescente nível de consumo e o potencial de transformação industrial da população chinesa, que soma 1,4 bilhão de pessoas, darão um forte incentivo à economia mundial. A China deseja cooperar com a Espanha para aproveitar as vantagens da complementaridade e dos benefícios mútuos, valorizando os mecanismos de cooperação econômica, comercial, científica e tecnológica. As duas partes têm potencial a ser explorado em áreas como energias renováveis, manufatura de alta tecnologia e cidades inteligentes, com vistas à obtenção de resultados mais expressivos.

      O presidente chinês reiterou que a China sempre viu a União Europeia como um polo essencial do mundo multipolar e como uma força importante para a unidade e o desenvolvimento global. Nas atuais circunstâncias, é de grande importância construir, em conjunto, os quatro principais pilares da parceria entre China e UE: paz, crescimento, reforma e civilização. Às vésperas da celebração do 50º aniversário das relações diplomáticas entre as duas partes, Xi Jinping expressou o desejo de impulsionar o relacionamento bilateral rumo à estabilidade estratégica e ao progresso mútuo, em benefício tanto dos povos quanto da comunidade internacional.

      Xi Jinping reúne-se com primeiro-ministro espanhol

      Xi Jinping assinalou que não há vencedores em uma guerra tarifária e que confrontar o mundo significa isolar-se. Ao longo últimos 70 anos, o desenvolvimento da China sempre se baseou na autossuficiência e no trabalho duro, nunca em favores alheios, tampouco temendo repressões irracionais. Independentemente das mudanças no ambiente externo, a China manterá sua confiança e continuará focada em seus próprios assuntos. Ele destacou que China e UE são duas as maiores economias globais e defensoras da globalização e do livre comércio. Juntas, representam mais de um terço do PIB mundial, com uma relação econômica estreita já consolidada.

      A China e a UE devem cumprir suas responsabilidades internacionais, salvaguardar conjuntamente a tendência da globalização econômica e o ambiente de comércio internacional, resistirem às práticas unilaterais de intimidação, não apenas para defender seus direitos e interesses legítimos, mas também para proteger a justiça, a equidade e a ordem internacionais.

      Por sua vez, Pedro Sánchez declarou que a Espanha atribui grande importância às relações com a China e segue de forma inabalável a política de Uma Só China. Manifestou o interesse em manter intercâmbios de alto nível, aprofundar a cooperação nas áreas de comércio, investimento, inovação científica e tecnológica e energia verde, além de reforçar os laços em educação, cultura e turismo, elevando as relações bilaterais a um novo patamar.

      Sánchez acrescentou que a China é um importante parceiro da eu e que a Espanha apoia consistentemente o desenvolvimento estável das relações UE-China. Afirmou também que a UE defende o comércio aberto e livre, é comprometida com o multilateralismo e se opõe à imposição unilateral de tarifas. Frente ao cenário internacional complexo e desafiador, tanto a Espanha quanto a UE desejam fortalecer a comunicação e a cooperação com a China, preservar a ordem comercial global e enfrentar, em conjunto, desafios como as mudanças climáticas e a pobreza, além de salvaguardar os interesses comuns da comunidade internacional.

      Os dois líderes também trocaram opiniões sobre a crise na Ucrânia.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: