TV 247 logo
      HOME > COP30

      Lula escolhe Dan Ioschpe como Campeão de Alto Nível do Clima para a COP30

      Empresário apoiará a presidência da conferência na agenda de ação climática, promovendo coalizões e iniciativas para implementar o Acordo de Paris

      Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Dan Ioschpe, Campeão de Alto Nível da COP30 (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
      Aquiles Lins avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou o empresário Dan Ioschpe como Campeão de Alto Nível do Clima da COP30, evento que o Brasil sediará em novembro, em Belém. A informação foi divulgada pela presidência da conferência, que destacou o papel de Ioschpe na articulação entre o setor privado e as políticas climáticas globais. O empresário será responsável por liderar esforços para ampliar ações voluntárias e fortalecer iniciativas de implementação do Acordo de Paris.

      “Espero poder apoiar a presidência da COP30 no avanço da ação climática, incluindo a transição energética, fundamental para o desenvolvimento socioeconômico ao redor do mundo e ainda mais importante para o Brasil, dado o seu potencial para a aceleração desta agenda”, afirmou Ioschpe. Segundo ele, o objetivo será integrar o maior número possível de agentes da sociedade, capturando diferentes iniciativas e oportunidades.

      Dan Ioschpe preside o conselho de administração da Iochpe-Maxion e integra os conselhos da WEG, Marcopolo e Embraer. Além disso, foi um dos vice-presidentes da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e liderou o Business 20 (B20) durante a presidência brasileira do G20, em 2024. Sua nomeação foi elogiada pelo presidente-designado da COP30, embaixador André Corrêa do Lago: “Com a escolha de Dan Ioschpe, a equipe da presidência da COP30 se fortalece de maneira significativa. Assim como demonstrou no G20, ele poderá contribuir para alinhar as prioridades brasileiras à ação do setor privado”.

      Criado na COP21, em 2015, o papel de Campeão de Alto Nível do Clima visa impulsionar ações ambientais ambiciosas por parte de cidades, empresas e investidores, conectando iniciativas voluntárias à estratégia global de combate às mudanças climáticas. O cargo conta com o suporte da Parceria de Marraquexe para Ação Climática Global, estabelecida na COP22, em 2016.

      O Secretário-Executivo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), Simon Stiell, também celebrou a escolha de Ioschpe. “Sua experiência no setor empresarial será fundamental para impulsionar a transformação necessária para manter o limite de 1,5°C de aquecimento global ao nosso alcance. À medida que aceleramos a ação climática, sua capacidade de unir os principais atores será crucial para fortalecer os esforços voluntários do setor privado e ampliar as soluções”, declarou.

      A agenda de ação climática é um dos quatro pilares da presidência da COP30, ao lado das negociações diplomáticas, da cúpula de chefes de Estado e da mobilização social. Desde a assinatura do Acordo de Paris, mais de 475 iniciativas de ação climática foram criadas, envolvendo mais de 40 mil negócios, investidores, cidades e organizações.

      A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, ressaltou a relevância da indicação. “Dan Ioschpe é o legítimo representante da força da indústria brasileira. Sua liderança no B20 evidenciou sua capacidade de diálogo com o setor privado nacional e internacional. Neste novo papel, ele poderá contribuir para uma ação climática mais integrada, que reconheça a diversidade dos agentes econômicos e a urgência da transição justa”, afirmou.

      Ioschpe atuará em estreita colaboração com outros agentes da COP30 para alinhar a agenda de ação às diretrizes do Acordo de Paris e ao Balanço Global (GST, na sigla em inglês), apresentado na COP28. Ana Toni, CEO da COP30, reforçou o papel estratégico do novo Campeão de Alto Nível. “Precisaremos focar nossos esforços em um mutirão para implementar os acordos e iniciativas já firmadas. A experiência de Dan Ioschpe será fundamental para sairmos da promessa para a prática”, declarou.

      O empresário terá um mandato de dois anos e, em 2025, atuará em parceria com Nigar Arpadarai, Campeã de Alto Nível da COP29, realizada em Baku, no Azerbaijão. “Estou animada para construir uma parceria sólida e impactante com Dan Ioschpe, avançando uma ação climática ambiciosa com empresas, cidades e comunidades no mundo todo. Só com esforço coletivo poderemos acelerar a transição para um futuro mais saudável e seguro para todos”, afirmou Arpadarai.

      Além da nomeação de Ioschpe, a COP30 contará com um Campeão Climático da Juventude, cuja seleção está em andamento. A Secretaria-Geral da Presidência da República divulgou uma lista com 24 candidatos habilitados, que agora estão sendo avaliados pela organização da conferência.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: