Lula: 'faremos a melhor COP da história'
Presidente afirma que evento no Brasil será marcado por seriedade, compromissos concretos e enfrentamento das mudanças climáticas
247 - Em declaração à imprensa na madrugada desta quinta-feira (27), ao fim de sua visita ao Japão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçou o compromisso do Brasil com a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), prevista para ocorrer em 2025, em Belém (PA). Segundo Lula, o país pretende organizar “a melhor COP da história”, pautada por responsabilidade ambiental e decisões efetivas.
“A COP que nós vamos realizar no Brasil, nós queremos fazer, possivelmente, eu tenho dito, da mesma forma que nós fizemos o melhor G20, nós vamos fazer o melhor BRICS, nós vamos fazer a melhor COP”, afirmou o presidente.
A fala do chefe do Executivo brasileiro rebateu críticas sobre o caráter muitas vezes protocolar ou performático de encontros climáticos anteriores. “Nós não queremos uma COP que seja um festival de pessoas andando para lá e para cá, como se fosse um shopping de produtos, sabe, climáticos, produtos ambientais, em que todo mundo compra o que quiser, vende o que quiser, sem ninguém ter responsabilidade”, disse.
Lula deixou claro que a COP30 será tratada com "seriedade, discussão e serenidade", com foco na obtenção de compromissos sólidos para conter o aquecimento global. Ele também ressaltou a urgência da agenda climática, especialmente diante dos eventos extremos registrados no mundo nos últimos anos. “Se tem negacionista que não acredita que o mundo está com problemas, o que nós vimos no ano passado é uma demonstração de que nós estamos perdendo o controle pelo mundo que a gente vive, pelo ar que a gente respira, pela água que a gente bebe e pelo lugar que a gente mora".
O presidente criticou os países mais industrializados, que, segundo ele, têm responsabilidade histórica sobre as mudanças climáticas, por acumularem emissões de carbono desde o início da revolução industrial. “Mais responsabilidade têm os países que se industrializaram há 250 anos atrás, há 200 anos atrás. Esse é o dado que nós temos que levar em conta e esse é o dado que quem defende o planeta [...] tem que brigar por isso.”
Lula destacou ainda os compromissos já assumidos pelo Brasil, como a meta de desmatamento zero até 2030. “Nós queremos zerar o desmatamento no Cerrado, nós queremos zerar o desmatamento em todos os biomas brasileiros porque é a única chance que a gente tem de poder garantir que o nosso povo vai sobreviver no século XXI”, disse, dirigindo-se diretamente à ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva: “pode se preparar, companheira Marina Silva [...] que nós vamos fazer a melhor COP já feita desde a primeira COP”.
A realização da COP30 em Belém tem sido considerada pelo governo como um marco para reposicionar o Brasil como liderança ambiental global, em especial após anos de retrocesso na área. Ao reafirmar essa ambição, Lula posiciona o país como protagonista na construção de um pacto climático que busque soluções concretas para a crise ambiental planetária.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: