Covid: por que o fim da emergência global não significa o fim da pandemia
O termo Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional é uma designação bastante importante para coordenar esforços de saúde pública internacionais
247 - A declaração de uma emergência de saúde pública de importância internacional (ESPII) pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é uma medida tomada para alertar os países sobre a gravidade de um surto de doença e incentivar uma resposta coordenada e eficaz para controlá-lo. No caso da Covid-19, a declaração da ESPII em janeiro de 2020 foi um reconhecimento da rápida disseminação e do alto grau de letalidade da doença.
De acordo com reportagem do G1, no entanto, o fim da ESPII não significa o fim da pandemia de Covid-19, que se espalhou globalmente e causou milhões de mortes. A pandemia é uma situação contínua em que a doença continua a se espalhar de forma sustentada em várias regiões do mundo, mesmo que a transmissão tenha diminuído em outras áreas.
Embora as medidas de saúde pública, como o distanciamento físico, o uso de máscaras e a vacinação em massa, tenham ajudado a controlar a disseminação da Covid-19 em algumas partes do mundo, a pandemia ainda não foi erradicada. Além disso, novas variantes do vírus continuam a surgir, o que pode tornar mais difícil controlar a propagação da doença.
Em resumo, o fim da ESPII é uma indicação de que a resposta global à Covid-19 está evoluindo, mas a pandemia ainda representa uma ameaça significativa à saúde pública global e exigirá uma vigilância e uma resposta contínuas.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: