A transformação social através da música: Cantores fazem show para arrecadar instrumentos musicais e homenagear Clodo Ferreira
O rapper GOG, a cantora Myrlla Muniz e outros artistas se apresentam no Clube do Choro nesta terça-feira, em Brasília
247 - O cantor e compositor Clodo Ferreira, professor de comunicação da UnB, certamente estaria no Clube do Choro na noite desta terça-feira (30/07), se um câncer não o tivesse levado, há duas semanas. Grande compositor, parceiro de Fagner em canções de sucesso, como Revelação, Clodo teve uma vida dedicada à arte e também ao compromisso de transformação social.
Por isso, seu legado estará presente no espetáculo desta noite, que começa às 20 horas, num dos espaços nobres da música em Brasília. Organizado por Joaquim Barroncas, terá a participação das cantoras Márcia Tauil, Myrlla Muniz e Janette Dornellas, do rapper GOG, e dos cantores Sérgio Morais, Tico de Moraes e Victor Abrão.
Também estarão presentes os músicos: Ana Noronha (percussão), Cairo Vitor (violão e direção musical), Enos Marcelino (acordeão), João Marinho (violão), Ocelo Mendonça (violoncelo), Paula Zimbres (baixo) e Sidney Campos (bateria).
Como explica Barroncas, o tema da apresentação (A Transformação Social Através da Música) se refere às histórias de superação e ascensão social de muitos artistas da capital. Ao mesmo tempo, explica outra razão do espetáculo: obter doações de instrumentos musicais para escolas e projetos sociais.
Na mesma oportunidade, será lançada a 12a. edição do Guia Musical de Brasília, com entrevistas exclusivas do poeta do rap GOG, do trio Myrlla Muniz, João Marinho e Ocelo Mendonça, do maestro Jorge Antunes, pioneiro da música eletrônica do Brasil, e também a última entrevista de Clodo Ferreira.
Sobre a homenagem ao compositor, a cantora e professora de canto Myrlla Muniz, que interpretará “Mentira da saúde”, uma das músicas de Clodo Ferreira presentes em seu DVD, disse, em entrevista ao Correio Braziliense:
"Cantar para ele, agora, será uma grande emoção. Clodo é um 'Bach brasileiro', um poeta impávido, como nos chamávamos internamente. Dizia a ele que, quando cantava, ele dava aula. E ele gostou disso. É retumbante a sua música, como um hino que ainda iremos aprender e conhecer", enaltece Myrlla.
Myrlla afirmou ainda: “Tive a honra de ter Clodo Ferreira como amigo e uma espécie de coorientador na pesquisa que fiz sobre Patativa do Assaré para o meu mestrado. Ele me deu caminhos e olhares sobre a nossa cultura (era do Piauí), também foi meu convidado no DVD que gravei no teatro dos bancários em 2016, chamado Fulô do sertão, um apanhado dos meus 25 anos de música.
Serviço:
Data: 30 de julho / 2024 – terça-feira
Horário: 20 horas
Local: Clube do Choro (SDC Bloco G – Brasília)
Couvert artístico: R$ 45,00 (pela Bilheteria Digital)
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: