HOME > Cultura

Exclusivo: Chico Buarque elogia Vini Jr. e diz que jogador teve reação exemplar: “não se pode fazer média com racismo”

Em entrevista exclusiva à jornalista Regina Zappa, da TV 247, o cantor e compositor Chico Buarque disse que, ao expor o racismo, Vini Jr está mexendo com as estruturas do futebol

Chico Buarque e Vini Jr. (Foto: Reprodução/TV 247 | REUTERS/Pablo Morano)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O cantor e compositor Chico Buarque de Hollanda se manifestou nesta segunda-feira (22) em defesa do jogador brasileiro Vinicius Júnior, do Real Madrid, que foi vítima de um novo caso de agressão racista durante jogo com o Valência nesse domingo (21).

Em declaração à jornalista Regina Zappa, no Boa Noite 247, da TV 247, Chico Buarque, que tem uma longa relação com o futebol, elogiou a postura de Vini Jr. diante dos ataques racistas. “Acho formidável a maneira como ele reagiu ao racismo dos torcedores e ao extremismo dos dirigentes da Liga. Ele bateu de frente. Isso é novo e está mexendo com todo mundo no futebol, com a estrutura", afirmou. 

“O racismo vai continuar, e não só o espanhol, mas em toda parte. Mas o que eu acho admirável é a forma como ele reagiu, ergueu a cabeça, porque com o racismo não se pode passar pano, não se pode fazer média com o racismo. E ele está dando este basta com palavras muito contundentes”, acrescentou Chico. 

O compositor também lembrou que o presidente da Liga, Javier Tebas, que atacou Vini Jr ao invés dos agressores racistas, é ligado ao partido de extrema-direita espanhol Vox. "Ele se orgulha disso", disse Chico Buarque à TV 247. 

>>> Cristo Redentor apaga luzes por uma hora em solidariedade a Vini Jr.

Assista: 


Governo brasileiro exige providências da Espanha em relação ao racismo sistemático contra Vini Jr.

O governo brasieliro vai exigir providências da Espanha contra os reiterados ataques racistas dentro e fora de campo sofridos pelo jogador brasileiro Vinícius Júnior no país. Em nota assinada pelo Itamaraty e pelos ministérios da Igualdade Racial, da Justiça, do Esporte e dos Direitos Humanos, o Brasil destaca a gravidade dos fatos e lamenta que “até o momento, não tenham sido tomadas providências efetivas para prevenir e evitar a repetição desses atos de racismo".

Leia a nota na íntegra: 

O governo brasileiro repudia, nos mais fortes termos, os ataques racistas que o atleta brasileiro Vinícius Júnior vem sofrendo reiteradamente na Espanha.

Tendo em conta a gravidade dos fatos e a ocorrência de mais um inadmissível episódio, em jogo realizado ontem, naquele país, o governo brasileiro lamenta profundamente que, até o momento, não tenham sido tomadas providências efetivas para prevenir e evitar a repetição desses atos de racismo. Insta as autoridades governamentais e esportivas da Espanha a tomarem as providências necessárias, a fim de punir os perpetradores e evitar a recorrência desses atos. Apela, igualmente, à FIFA, à Federação Espanhola e à Liga a aplicar as medidas cabíveis.

O governo brasileiro tem atuado em cooperação com o governo da Espanha para coibir, reprimir e promover políticas de igualdade racial e compartilhar conhecimento e boas práticas para ampliar o acesso de pessoas afrodescendentes e imigrantes ao esporte com total intolerância a toda e qualquer prática discriminatória, com o apoio ao aperfeiçoamento das melhores práticas internacionais para promover a prevenção e o combate ao racismo, além de qualquer tipo de discriminação nas diferentes modalidades de esportes.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: