Deputados protocolam requerimento para que Ernesto Araújo esclareça censura ao filme sobre Chico Buarque
Deputados Henrique Fontana (PT-RS) e Paulo Teixeira (PT-SP) pedem que ministro preste esclarecimentos sobre censura imposta ao filme sobre vida e obra de Chico Buarque, no festival de cinema no Uruguai
247 - Os deputados Henrique Fontana (PT-RS) e Paulo Teixeira (PT-SP) protocolaram nesta terça-feira (17), na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (Credn), da Câmara dos Deputados, requerimento em que pedem a convocação do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, para que preste esclarecimentos sobre a censura imposta ao filme sobre a vida e a obra do cantor e compositor Chico Buarque, no festival de cinema no Uruguai, informa o PT na Câmara.
“A censura é inaceitável em qualquer circunstância, em qualquer tempo histórico e praticada por qualquer pessoa. Os atos de censura têm se multiplicado em diversas ações do governo Bolsonaro, em diversos cantos do País e também no exterior”, afirmou o deputado Henrique Fontana.
Segundo reportagem da Revista Veja, a organização do 8º Festival de Cinema do Brasil diz ter recebido instrução da Embaixada do Brasil no Uruguai para não exibir o documentário Chico: Artista Brasileiro.
Na justificativa do requerimento os deputados afirmam que a “tentativa de interferência da Embaixada do Brasil no Uruguai, provavelmente por determinação ideológica do Ministério das Relações Exteriores, configura verdadeira censura prévia, expressamente vedada no texto constitucional e representa grave retrocesso democrático, que deve ser repudiado pelo Parlamento nacional, exigindo, destarte, que os responsáveis venham prestar esclarecimentos nessa Câmara dos Deputados”.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: