Filho de Paulo Leminski, poeta homenageado pela Flip, pede ajuda para sair das ruas
Sem trabalho desde o final do ano passado, ele e sua companheira estão em situação de rua há quatro meses
247 - Paulo Leminski Neto, cantor, compositor e professor de música, vive um dos momentos mais difíceis de sua vida. Sem trabalho desde o final do ano passado, ele e sua companheira, a figurinista Claudia Tonelli, estão em situação de rua há quatro meses. Em uma tentativa de mudar essa realidade, Leminski Neto iniciou uma campanha na internet pedindo apoio para conseguir um abrigo. A reportagem é do jornalista Jotabê Medeiros, no portal Farofafá
Filho do poeta curitibano Paulo Leminski (1944-1989), homenageado na 23ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que acontecerá entre 30 de julho e 3 de agosto, Paulo só descobriu sua filiação aos 32 anos, quando leu "O bandido que sabia latim", biografia escrita por Toninho Vaz. Até então, ele era conhecido pelo nome de Luciano da Costa e atuava na cena musical como Lucky Luciano.
A situação do casal tornou-se ainda mais dramática após um episódio de violência ocorrido há cerca de uma semana. Enquanto vendiam desenhos na Praça São Salvador, na Zona Sul do Rio, Claudia foi atacada por um homem ao sair de um banheiro público. Segundo relatos, o agressor a socou na testa e tentou estuprá-la, mas foi impedido por um transeunte que acionou a polícia. O agressor foi preso em flagrante. Ferida, Claudia recebeu atendimento no Hospital Miguel Couto e, desde então, os dois estão se abrigando em hotéis de pernoite na Lapa, com ajuda de amigos.
O casal enfrenta um quadro de depressão e é acompanhado por um Centro de Atenção Psicossocial (CAPs). Em uma publicação no Instagram, Leminski Neto desabafou sobre o trauma e reforçou o pedido de ajuda:
"Eu quero que o meu amor fique bem logo. Ela se colocou na minha frente e levou o soco, enquanto eu tentava afastar o agressor, não era pra ser assim. Nem a maldade das ruas vai nos separar. A Claudia é o amor da minha vida. Estou cuidando dela. Agradeço demais o amor, a solidariedade, a visão de todo mundo sobre a nossa situação, sem julgamentos, travei contato com diversas formas de ressentimento social, rancores e uma espontânea e irradiante força de viver que eu nunca vi antes. Digo, sem o exagero de uma idealização."
E completou: "Eu só quero que a Claudia se recupere e ela está melhor, mas os traumas sinalizam ao longo dos dias. Um quarto barato de pernoite aqui e acolá. Vamos traçando nossos planos, o tempo é curto. Quem sabe correremos para as montanhas. Claudia Leminski te amo mais que tudo, mais que tudo! Ainda precisamos muito de um impulso, uma ajuda. Chave da solidariedade 21 97743-4031."
Vocalista das bandas X-Rated e Metalmania, projeto do guitarrista Robertinho de Recife, Paulo Leminski Neto teve sua identidade transformada ao descobrir que era filho do poeta. Seu nome constava em uma certidão assinada pelo próprio Leminski, mas anos depois sua mãe, Nevair Maria de Souza, e seu padrasto o registraram novamente com outro nome para que pudesse ser matriculado na escola. Em 2001, após a descoberta da biografia, ele conseguiu restabelecer seu nome de nascimento.
Agora, às vésperas da Flip 2025, que celebra o legado de seu pai, Leminski Neto busca um recomeço. Com apoio de amigos e da solidariedade nas redes sociais, ele tenta superar a adversidade e retomar sua trajetória artística.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: