TV 247 logo
    HOME > Economia

    “A inflação está absolutamente controlada no Brasil”, garante Alckmin

    Dados do IPCA-15 de setembro reforçam que não há justificativa para um novo ciclo de alta dos juros

    Geraldo Alckmin (Foto: Julio Cesar Silva (MDIC))

    247 - O presidente em exercício e ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou nesta quarta-feira (25) que a inflação está “absolutamente controlada” no Brasil. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o IPCA-15, prévia da inflação oficial do país, desacelerou para 0,13% em setembro, após alta de 0,19% em agosto, o que surpreendeu o mercado financeiro.

    “A inflação segue absolutamente sob controle no Brasil! O IPCA-15 de setembro registrou variação de apenas 0,13%, abaixo do piso das expectativas de mercado, que iam de 0,18% a 0,33%, com mediana de 0,28%. Em 12 meses, a inflação caiu para 4,1% em setembro, ante 4,4% em agosto. Uma excelente notícia para todos os brasileiros!”, escreveu Alckmin.

    Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, sete tiveram alta em setembro. A maior variação positiva veio da Habitação (0,50%), por conta de reajustes de eletricidade. Já Alimentação e bebidas, grupo de maior peso no índice, registrou aumento de 0,05% nos preços após dois meses de queda. As demais variações ficaram entre o recuo de 0,08% de Transportes e o aumento de 0,32% em Saúde e Cuidados Pessoais.

    Os números vão na contramão da decisão do Banco Central que aumentou a taxa de juros para 10,75% ao ano em reunião realizada na semana passada. Uma das justificativas dadas para a decisão do Conselho de Política Monetária (Copom) foi exatamente um suposto descontrole da inflação. 

     

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados