Acordo entre Insper e iFood permitirá pesquisas sobre mobilidade e segurança viária
A diretora de políticas públicas do iFood, Debora Gershon, enfatizou que a iniciativa contribui para a transparência e qualificação do debate público
247 - Insper e iFood estabeleceram uma parceria que visa promover estudos de interesse público a partir do acesso a dados desagregados da plataforma de delivery. Coordenado pelo Centro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper, o acordo possibilitará que pesquisadores analisem a fundo informações sobre a rotina dos entregadores, como ganhos por hora, horas trabalhadas e velocidade em rota na cidade de São Paulo. A segurança viária e o impacto das iniciativas de educação do iFood serão alguns dos temas abordados nas pesquisas.
O acesso aos dados será realizado nas Salas Seguras do Centro de Dados e IA do Insper, que possuem tecnologias avançadas para proteger informações sensíveis. Pesquisadores interessados devem submeter seus projetos para avaliação de um comitê especializado, que, após aprovação, garante a consulta em ambiente protegido.
“O iFood é hoje um destacado agente da transformação da vida urbana contemporânea, e essa parceria reforça nossa missão de estudar e analisar os desafios das cidades com dados e evidências”, afirmou Tomas Alvim, coordenador-geral do Centro.
O acordo teve origem em julho de 2024, quando alunos do Insper visitaram a sede do iFood durante um curso de férias sobre mobilidade urbana. A visita despertou a ideia de compartilhar dados para fortalecer o diálogo sobre políticas públicas e segurança viária. Adriano Borges, coordenador acadêmico do Centro, ressaltou a relevância dos dados para o estudo da mobilidade urbana e destacou o crescimento do setor de entregas como elemento crucial para pesquisas.
A diretora de políticas públicas do iFood, Debora Gershon, enfatizou que a iniciativa contribui para a transparência e qualificação do debate público. “Queremos colaborar com a produção de conhecimento sobre o trabalho em plataformas digitais, permitindo decisões baseadas em evidências”, explicou Gershon.
A colaboração ainda respeita a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e visa resultados que beneficiem a sociedade.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: