'Acredita no Primeiro Passo' já injetou R$ 1,8 bilhão em pequenos negócios, diz Wellington Dias
Programa que amplia o acesso ao microcrédito produtivo com juros reduzidos já soma 155 mil contratos assinados
247 - O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, afirmou que o programa “Acredita no Primeiro Passo”, iniciativa do governo federal voltada à promoção da autonomia financeira de famílias em situação de vulnerabilidade, já soma 155 mil contratos assinados e um volume de R$ 1,8 bilhão em investimentos em pequenos empreendimentos por todo o País.
O público-alvo da ação é formado por pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), que reúnem potencial produtivo e estão em busca de oportunidades para consolidar ou expandir seus próprios negócios. “Nós estamos falando de pessoas que são de uma família que recebe algum benefício, mas ela já tem curso superior ou está fazendo universidade. Tem um curso técnico, ou está fazendo o ensino médio. Pessoas que já têm um negócio. São 19 milhões de pessoas que se declaram pequenos empreendedores, mas com uma renda baixa”, afirmou o ministro durante entrevista ao programa A Voz do Brasi,l nesta terça-feira (1)
A proposta central do programa é ampliar o acesso ao microcrédito produtivo com juros reduzidos, a partir de uma articulação entre o governo e instituições financeiras parceiras. A adesão está aberta a cidadãos de 16 a 65 anos com cadastro atualizado no CadÚnico. O programa dá prioridade a mulheres, pessoas com deficiência, jovens, negros, populações tradicionais e ribeirinhas.
Segundo Wellington Dias, o Acredita no Primeiro Passo quebra barreiras históricas de acesso ao crédito. Para isso, o governo federal instituiu um Fundo Garantidor que funciona como avalista das operações. “Então, o presidente Lula criou um Fundo Garantidor Federal para resolver vários problemas, por exemplo: os pequenos quando chegam num banco, o banco pergunta ‘tem um avalista?’ Não tem. ‘Tem um bem para dar como garantia?’ Não tem. Pronto, já encerrou a conversa. Com o fundo garantidor, não precisa desses requisitos”, explicou.
Outro eixo do programa é o incentivo à qualificação profissional e à inserção no mercado de trabalho, seja por meio do emprego formal ou da atividade empreendedora. A meta é estruturar empreendimentos sustentáveis e ampliar as possibilidades de renda para quem mais precisa.
Wellington Dias também ressaltou que o programa é complementar a outros benefícios sociais e não implica perda de direitos. “O programa Acredita é uma oportunidade para você ter mais do que a perspectiva de um salário mínimo de aposentadoria, é apoiar o seu negócio. Não há nenhuma interferência nem em relação à aposentadoria rural, e nem a outras formas de aposentadoria”, destacou o ministro.
“É um programa que quer que a pessoa cresça como empreendedora, e como empreendedora você tem uma oportunidade de, ao crescer, planejar inclusive uma aposentadoria maior”, completou.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: