AGU pede nova prorrogação em meio a impasse entre governo e Eletrobras
Mercado esperava uma resolução mais rápida
247 - A Advocacia-Geral da União (AGU) confirmou que solicitará ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma terceira prorrogação, desta vez por 90 dias, para continuar as negociações entre o governo e a Eletrobras sobre a limitação de 10% dos votos da União nas decisões da empresa, privatizada no governo passado, informou o Infomoney.
Isso frustrou expectativas no mercado, que esperava uma resolução mais rápida. O Bradesco BBI avalia que é menos provável que o litígio seja resolvido até o final do ano, devido às questões técnicas envolvidas, incluindo uma possível saída da Eletrobras do projeto Angra 3.
O Ministério de Minas e Energia parece mais disposto a avançar nas negociações, visto que a contribuição financeira da Eletrobras seria crucial para conter tarifas de eletricidade antes das eleições de 2026. Já o Ministério da Fazenda adota uma postura mais conservadora, preocupado com a complexidade de liquidar garantias de dívidas e com a avaliação dos ativos da Eletronuclear e do projeto Angra 3.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: