TV 247 logo
      HOME > Economia

      Atividade de serviços volta a crescer em fevereiro no Brasil com avanço da demanda, mostra PMI

      Com o desempenho de serviços e da produção industrial, que também avançou em fevereiro, o PMI Composto brasileiro subiu para 51,2 no mês

      Bar no Rio de Janeiro - 13/05/2021 (Foto: REUTERS/Pilar Olivares)
      Leonardo Sobreira avatar
      Conteúdo postado por:

      Por Isabel Versiani

      BRASÍLIA (Reuters) - A atividade de serviços do Brasil voltou a crescer em fevereiro após uma retração em janeiro, em recuperação impulsionada por uma aumento moderado da demanda dos clientes que se deu em meio a reajustes de preços finais, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).

      O levantamento da S&P Global, divulgado nesta quarta-feira, mostrou aumento do índice para 50,6 no mês passado, de 47,6 em janeiro. A marca de 50 separa crescimento de contração. Em janeiro, o indicador havia apresentada a primeira retração em 16 meses.

      Segundo a pesquisa, a confiança nos negócios permaneceu positiva em fevereiro no setor de serviços e as contratações de pessoal apresentaram o maior crescimento em nove meses, mas a expansão da atividade foi contida pelo poder de compra reduzido, custos elevados de financiamento e investimentos limitados.

      Após uma contração em janeiro, os níveis de entradas de novos negócios aumentaram em fevereiro, ainda que o ritmo da expansão tenha sido menor do que todos os registrados em 2024.

      Respaldadas por esse aumento de novos pedidos e projeções favoráveis para a atividade de serviços, as empresas do setor contrataram mais funcionários, e a taxa de crescimento do emprego atingiu seu nível mais alto desde maio de 2024.

      As empresas ouvidas na pesquisa reportaram pressões inflacionárias significativas no setor, com destaque para o aumento de custos de alimentos, mão de obra, materiais, transportes e serviços públicos. Em resposta a esse aumento, os provedores de serviços elevaram seus próprios preços à taxa mais forte desde meados de 2022.

      A pesquisa da S&P Global mostrou, ainda, que o segmento de serviços ao consumidor foi o que teve melhor desempenho em fevereiro, enquanto finanças e seguros foi o único a apresentar retração.

      Com o desempenho de serviços e da produção industrial, que também avançou em fevereiro, o PMI Composto brasileiro subiu para 51,2 no mês, de 48,2 em janeiro, indicando uma taxa de expansão moderada.

      INDÚSTRIA - A indústria brasileira mostrou forte melhora em fevereiro, com recuperação da produção diante do aumento da demanda, embora os preços de venda sigam em alta, mostrou nesta segunda-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI).

      Em fevereiro, o índice compilado pela S&P Global saltou a 53,0, de 50,7 em janeiro, avançando acima da marca de 50 que separa crescimento de contração e marcando o ritmo mais intenso desde setembro.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados