Aumento forte do PIB no 2º trimestre é fruto de investimento na renda do brasileiro
Ganhos dos trabalhadores estão puxando o desempenho econômico
247 – O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil registrou um aumento de 1,1% no segundo trimestre de 2024, alcançando R$ 5,437 trilhões. Esta elevação, divulgada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira, representa uma alta de 2,9% em relação ao mesmo período de 2023 e uma taxa acumulada de 2,3% nos últimos doze meses. O PIB oficial do segundo trimestre será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no próximo dia 3 de setembro, conforme reportagem da Sputnik Brasil.
Em entrevista à Sputnik Brasil, Fábio Sobral, economista da Universidade Federal do Ceará (UFC), atribuiu o crescimento do PIB principalmente ao aumento da renda da população trabalhadora. Sobral destacou que cerca de 60% do PIB brasileiro depende da renda dos assalariados. Portanto, quando há aumento na renda, o consumo se eleva, impulsionando as vendas das empresas e, consequentemente, o PIB.
Além disso, Sobral mencionou que o aumento do PIB impulsionado pelo crescimento da renda do trabalhador atrai investimentos produtivos. Isso gera emprego e agrega valor, principalmente em empresas e indústrias focadas no mercado de consumo. Segundo o economista, há interesse de empresas, incluindo fabricantes automobilísticos chineses de carros elétricos, em estabelecer plantas industriais no Brasil. Este movimento, segundo ele, é um indicativo do potencial de atração de investimentos diretos estrangeiros para o país.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: