Bandeira amarela ou vermelha na conta de luz pode durar até o fim de 2024 devido à seca, afirma Aneel
"Aquela bandeira que é acionada, é acionada para fazer frente ao custo que vem", explicou o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa
247 - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prevê uma forte tendência de manter as bandeiras tarifárias amarela ou vermelha até o fim de 2024, devido à seca severa que afeta as hidrelétricas e encarece a produção de energia. O diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, explicou que a cobrança extra é necessária para cobrir os custos mais altos, principalmente devido ao uso de termelétricas, que são mais caras e poluentes. As informações são do Correio Braziliense.
Em setembro de 2024, foi acionada a bandeira vermelha patamar 1, que adiciona um custo de 4,463 reais a cada 100 quilowatt-hora consumido.
Feitosa afirmou que, embora a situação atual não seja tão grave quanto a crise hídrica de 2021, o cenário exige cautela, já que o clima futuro determinará o impacto no sistema elétrico. Ele ressaltou que, do ponto de vista quantitativo e qualitativo, o setor elétrico está em uma posição melhor, com um crescimento na geração distribuída e nas fontes renováveis, além de mais ferramentas à disposição do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para gerenciar a rede.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: