BNDES e Cepal criam Escola de Desenvolvimento Maria da Conceição Tavares
Nome da instituição é homenagem à economista renomada por seus estudos sobre capitalismo tardio e subdesenvolvimento
247 - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em parceria com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal/ONU) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), assinou um programa executivo para fomentar o desenvolvimento das economias do Brasil e da América Latina no século XXI.
Como parte da iniciativa, será lançada a “Escola de Desenvolvimento Maria da Conceição Tavares”, homenageando a economista renomada por seus estudos sobre capitalismo tardio e subdesenvolvimento na região. A Escola terá aulas presenciais no Rio de Janeiro-RJ e em Santiago, Chile, além de períodos virtuais, com inscrições previstas para março de 2025.
A Escola buscará promover estudos e seminários sobre desenvolvimento econômico, social e ambiental, culminando na publicação de artigos científicos que abordarão os desafios e oportunidades para a formulação de políticas públicas nos países latino-americanos. Segundo Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, “o lançamento da Escola representa mais um passo na retomada de uma parceria entre BNDES e Cepal, que já tem 70 anos de história”, destacando também a relevância de temas como sustentabilidade socioambiental, neoindustrialização e transformação digital.
O secretário executivo da Cepal, José Manuel Salazar-Xirinachs, reforçou a importância de fortalecer as capacidades institucionais para impulsionar o desenvolvimento sustentável.
O diretor da ABC, Ruy Ferreira, destacou que a parceria entre BNDES e Cepal é essencial para repensar as opções de desenvolvimento sustentável na América Latina e no Caribe, ressaltando o papel do BNDES como pilar financeiro nesse processo.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: