TV 247 logo
    HOME > Economia

    "BNDES não é caixa-preta, é um aquário", afirma diretor do banco

    Nelson Barbosa destacou que a instituição chegou a receber um prêmio por causa da transparência

    Nelson Barbosa (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil | Reuters/Sergio Moraes)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 – O diretor de planejamento e estruturação de projetos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Nelson Barbosa, afirmou nesta sexta-feira (24) que a instituição não é uma "caixa-preta", mas sim um "aquário", referindo-se à transparência do banco.

    Barbosa ainda destacou que o BNDES disponibiliza todas as operações do banco no meio online e que a instituição chegou a receber um prêmio por causa da transparência nas operações. No ano passado, o banco liderou o ranking desenvolvido pela Controladoria-Geral da União (CGU) e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) sobre a transparência das estatais.

    “O BNDES recebeu um prêmio, se não me engano do próprio TCU [na verdade, é um ranking da CGU], como instituição mais transparente. O BNDES não é caixa-preta, o BNDES é um aquário.Todas as operações estão online, você pode consultar, tem prestação de contas. Então sobre isso acho que é mais um mito. Pode ser que no passado havia pouca transparência, mas isso evoluiu, o que tinha que ser consertado está sendo consertado”, disse.

    A declaração feita pelo diretor também faz referência a um comentário feito pelo ex-mandatário Jair Bolsonaro (PL). Em 2019, o então presidente afirmou que o BNDES era uma "caixa-preta". Na ocasião, o banco encomendou uma auditoria no valor de R$ 48 milhões, porém não foram encontradas evidências de corrupção em operações relacionadas ao grupo J&F. (Com informações de UOL).

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Tags

    Relacionados