TV 247 logo
    HOME > Economia

    Bolsonaro mente mais uma vez e diz que gasolina está cara por causa do ICMS

    Não houve, porém, aumento no percentual do ICMS nos últimos anos que justifique a escalada de preços. Por outro lado, o preço da gasolina subiu 51%, em média, só em 2021

    Fachada da Petrobras e Jair Bolsonaro (Foto: Reuters | Marcos Corrêa/PR)
    Guilherme Levorato avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - Jair Bolsonaro voltou a mentir nesta segunda-feira (30) ao jogar toda a culpa aos governadores pela alta no preço dos combustíveis. O litro da gasolina, por exemplo, já chega a ser vendido por R$ 7 em postos do país.

    Dados oficiais mostram que o fator que mais pesou para o aumento do preço nos últimos meses foram os reajustes feitos pela Petrobrás, vinculada ao governo federal.

    "O preço [da gasolina] não está alto. O que pesa é o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), o grande problema é a ganância. É um crime o que acontece, um assalto explícito em cima do consumidor", disse Bolsonaro.

    Enquanto só em 2021 o preço da gasolina subiu 51%, em média, não houve aumento no percentual do ICMS nos últimos anos que justifique a escalada de preços. Em São Paulo, por exemplo, a alíquota do imposto, de 25%, é a mesma desde 2015.

    À TV 247, o coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, disse que a alta no preço do combustível é culpa de Bolsonaro: "tem estados em que o ICMS está congelado há mais de dez anos".

    Inscreva-se no canal de cortes da TV 247 e saiba mais:

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: