TV 247 logo
    HOME > Economia

    Carlos Zarattini denuncia fake news da Folha e critica pressão por privatização das estatais

    Deputado comentou a reportagem sobre o suposto "rombo nas estatais"

    Carlos Zarattini (Foto: Lula Marques/Agência PT)
    Leonardo Sobreira avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) utilizou as redes sociais neste domingo (29) para condenar uma recente publicação do jornal Folha de São Paulo, que ele classificou como uma fake news destinada a pressionar pela privatização das estatais e a interromper o ciclo de investimentos bem-sucedidos promovido pelo governo do presidente Lula.

    "Mais uma ação da Folha contra o governo Lula. Eles não se cansam de mentir e manipular dados para atacar a gestão petista. A matéria que anuncia 'déficit de estatais atinge recorde de 15 anos' é um escárnio, uma fake news, que visa pressionar por privatização e pelo fim dos investimentos das empresas", escreveu o parlamentar na plataforma X. 

    Na sexta-feira (27), a Folha alegou um suposto "rombo" nas estatais sob o governo do presidente Lula. A análise, no entanto, desconsidera empresas essenciais como a Petrobras e os bancos públicos, que têm apresentado resultados sólidos. 

    Ao abordar o tema, a Folha utilizou dados do Banco Central, comandado por Roberto Campos Neto, mas trouxe uma interpretação questionável, argumentando que a Petrobras seria "muito grande" para ser incluída nos cálculos. 

    Em outubro, diante de uma fake news semelhante, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos esclareceu, por meio de nota, que parte do déficit das estatais federais corresponde à materialização de investimentos.

    Muitas reportagens recentes "confundem" déficit com prejuízo e ignoram aspectos fundamentais da contabilidade empresarial. O déficit, avaliado isoladamente, não reflete adequadamente a saúde financeira das companhias. Ele considera apenas a receita e a despesa primária do ano corrente, sem levar em conta os recursos em caixa provenientes de receitas acumuladas em anos anteriores.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados