Diante da valorização do dólar, Lula convoca reunião com auxiliares
O chefe do Executivo negou que a alta da moeda estadunidense esteja relacionada às críticas dele sobre o presidente do Banco Central
247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta terça-feira (2) que realizará uma reunião com auxiliares para elaborar uma solução contra a valorização do dólar frente ao real. Em entrevista à Rádio Sociedade, em Salvador (BA), o chefe do Executivo também negou que a alta da moeda estadunidense esteja relacionada às críticas dele sobre o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
“Obviamente, me preocupa essa subida do dólar, é uma especulação. Há um jogo especulativo contra o real no país”, disse. “Tenho conversado com as pessoas [sobre] o que vamos fazer, estou voltando na quarta-feira [3/7], e temos uma reunião. Não é normal”.
Na segunda-feira (1), o dólar fechou em R$ 5,65, o maior valor desde janeiro de 2022.
“Semana passada, dei entrevista no Uol. Depois da entrevista, alguns especialistas falaram que o dólar subiu ‘por conta da entrevista do Lula’. Fomos descobrir que o dólar tinha subido 15 minutos antes da minha entrevista”, afirmou.
Questionado sobre possíveis soluções para conter a alta do dólar, o presidente afirmou que não poderia detalhar as medidas para não "alertar" os adversários. No entanto, ele destacou dados econômicos que estariam crescendo mais do que a previsão do mercado, como o aumento do Produto Interno Bruto (PIB), a queda do desemprego e o crescimento da massa salarial.
Em relação ao mercado, Lula afirmou que não há motivo para temer. “É preciso cuidar dos gastos públicos e ninguém cuidou melhor do que eu”, declarou. (Com informações de Metrópoles).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: