TV 247 logo
      HOME > Economia

      "Em 2025, vamos ter saldo positivo de empregos mais uma vez", diz Luiz Marinho

      “Quem lê a grande imprensa, parece que o Brasil está se dissolvendo. E muito pelo contrário. O Brasil está sólido”, afirmou o ministro

      Luiz Marinho (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)
      Guilherme Levorato avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT), reafirmou a confiança no crescimento econômico do Brasil e na geração de empregos durante evento de assinatura da concessão de um terminal do Porto de Itaguaí (RJ), nesta sexta-feira (21). Em discurso, Marinho destacou os avanços do mercado de trabalho sob o governo do presidente Lula (PT) e criticou o pessimismo veiculado por setores da imprensa.

      “O Brasil vem em um processo crescente gerando emprego. No Brasil presidido pelo presidente Lula, todos os trabalhadores e trabalhadoras terão oportunidade no nosso país, nas atividades econômicas formais ou informais. Quem quiser empreender terá o apoio do governo. Quem quiser trabalhar de forma formal tem decididamente e preferencialmente também o apoio do governo”, afirmou.

      Marinho fez um resgate histórico do setor industrial e portuário, ressaltando a retomada da indústria naval e a expansão do mercado de trabalho durante os primeiros governos de Lula e Dilma Rousseff. Segundo o ministro, esse avanço foi interrompido a partir de 2014, na esteira do golpe contra a ex-presidente Dilma e a um período de desaquecimento econômico e desemprego. “A partir de 2014, tivemos um processo perverso, que levou ao golpe da presidenta Dilma, a uma desaceleração e ao desemprego nesse segmento, chegando a 2021 e 2022. O presidente Lula volta em 2023 e a gente retoma o processo de crescimento e de fortalecimento dessa indústria. Nos anos de 2023 e 2024, geramos mais de 3,1 milhões de empregos com carteira assinada, sem contar os demais segmentos do mercado de trabalho”, pontuou.

      O ministro também rebateu as previsões pessimistas de parte da grande imprensa e de analistas econômicos, afirmando que o Brasil segue em uma trajetória de estabilidade econômica e avanço social. “Quem lê a grande imprensa, parece que o Brasil está se dissolvendo, parece que o Brasil não tem reserva para garantir seus compromissos. Parece que estamos com um problema trágico da economia brasileira. E muito pelo contrário. O Brasil está sólido, controlando a inflação, crescendo, crescendo o emprego e a renda da classe trabalhadora brasileira”, afirmou.

      Marinho admitiu que o primeiro trimestre de 2025 traz desafios, como o impacto do aumento dos preços dos alimentos, mas garantiu que a situação será superada. “Temos um momento pontual do primeiro trimestre do preço dos alimentos, mas isso vai passar, tenham certeza. Temos todas as condições de mostrar que mais uma vez vamos fazer esse povo brasileiro ser feliz, com geração de emprego, renda de qualidade, assim como nos demais segmentos”, assegurou.

      Ao encerrar seu discurso, Marinho citou projeções econômicas equivocadas feitas nos últimos anos e reforçou o otimismo do governo Lula. “Os especialistas diziam que em 2023 o Brasil cresceria 0,7%. Crescemos 3,2%. Em 2024 cresceríamos no máximo 1,7%. Crescemos 3,8%. Em 2025, como diz o presidente Lula, quem apostar contra o Brasil vai perder, porque vamos crescer mais uma vez, vamos ter saldo positivo de empregos mais uma vez”, concluiu o ministro.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados