TV 247 logo
    HOME > Economia

    Empresários da construção demonstram otimismo para 2025

    Pesquisa da CNI indica crescimento nas expectativas do setor, apesar de desafios econômicos

    Construção Civil (Foto: Tânia Rego / Agência Brasil)

    247 – De acordo com a Sondagem Indústria da Construção divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quinta-feira (19), os empresários do setor de construção encerram 2024 com perspectivas positivas para o ano seguinte. A pesquisa revelou que, em dezembro, todos os indicadores de expectativa do setor para os próximos meses apresentaram crescimento.

    O índice de expectativa de nível de atividade subiu 1,8 ponto, alcançando 53,8 pontos. O índice de novos empreendimentos e serviços também teve um aumento significativo de 2,1 pontos, totalizando 53,8 pontos. Além disso, o indicador de número de empregados cresceu 0,5 ponto, atingindo 52,5 pontos, e a expectativa de compras de insumos e matérias-primas subiu 0,3 ponto, alcançando 51,4 pontos.

    “O ano de 2024 foi bastante positivo para a construção. A gente encerra o ano com otimismo, mas com certa cautela, porque existem problemas no horizonte que podem afetar a atividade do setor em 2025 e tirar esse ímpeto tão positivo, como a taxa de juros e a elevação de custos, que os empresários já estão percebendo”, avaliou Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI.

    Apesar do otimismo, a pesquisa também aponta desafios que podem impactar o setor no próximo ano. A taxa de juros elevada e os custos crescentes são fatores que os empresários já estão observando e que podem mitigar as projeções positivas para 2025.

    Segundo a Sondagem Indústria da Construção, o índice de intenção de investimento variou apenas 0,1 ponto entre novembro e dezembro, situando-se agora em 45,9 pontos, o que representa um aumento de 8,1 pontos acima da média histórica da série, de 37,8 pontos.

    Confiança recua em dezembro

    O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) da Construção apresentou uma queda de 53,8 pontos em novembro para 51 pontos em dezembro, refletindo uma confiança mais modesta por parte dos empresários. A CNI explicou que o resultado do ICEI de dezembro é resultado da piora na avaliação das condições atuais e das expectativas futuras dos empresários.

    Em novembro, o índice de evolução do nível de atividade da indústria da construção atingiu 49,7 pontos, 2,8 pontos acima da média histórica para o mês, indicando uma avaliação melhor do que o usual por parte dos empresários do setor. O índice de evolução do número de empregados também ficou em 47,8 pontos, 2,5 pontos acima da média histórica, sinalizando uma percepção positiva em relação ao emprego.

    A Utilização da Capacidade Operacional (UCO) diminuiu de 70% para 67% entre outubro e novembro, mas ainda se mantém em um patamar elevado, três pontos percentuais acima da média histórica.

    Com esses indicadores, a indústria da construção se prepara para enfrentar 2025 com otimismo, mas atenta aos possíveis desafios econômicos que poderão influenciar o desempenho do setor.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados