HOME > Economia

Esquerda deve se opor a Campos Neto e ao arcabouço fiscal, diz David Deccache

Economista do Psol afirma que não basta criticar uma política neoliberal e fechar os olhos para outra

Economista David Deccache, presidente Lula e ministro Fernando Haddad (Foto: Reprodução | Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por David Deccache, no X – A esquerda está absolutamente certa em se opor duramente a Campos Neto. No entanto, seria um sonho ver a mesma determinação na luta pelos pisos constitucionais da saúde e da educação, que estão prestes a ser destruídos, conforme se anuncia quase que diariamente. Eu sei que muitos que estão lendo desconhecem o ataque, já que uma parte influente da esquerda na formação da opinião no campo progressista parece fazer pacto de silêncio para desmobilizar a luta popular contra a destruição.

Ainda sobre a aparente dura batalha contra o Campos Neto, seria ótimo se essa energia tivesse sido aplicada também contra o terrível Arcabouço Fiscal na época que foi aprovado. Porém, parece que é mais conveniente e fácil lutar apenas contra Campos Neto. No final, é só reclamar e dizer que nada pode ser feito por causa da autonomia dele, enquanto, paradoxalmente, nada se faz de concreto para reverter essa autonomia. Aliás, autonomia defendida abertamente pelo Ministro Fernando Haddad há muitos anos.

Já lutar contra o Arcabouço Fiscal era mais desafiador, pois havia o risco real de vencer. E vencer, parece, não é o objetivo de alguns. Lutar pelo SUS e pela educação também é complicado, porque podemos obrigar o governo a agir e proteger essas áreas. Quando só se "luta" contra um tipo de política neoliberal e, mesmo assim, não se faz absolutamente nada de concreto nessa luta, enquanto se ignoram todas as outras frentes de batalha, alguém pode suspeitar que é só um teatro para distrair a militância enquanto direitos estão sendo atacados.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados