Exploração de petróleo na Margem Equatorial fez a renda per capita da Guiana superar a do Brasil
País, que era um dos mais pobres da América Latina, vive boom econômico
247 – A Guiana está passando por um boom econômico graças à exploração de petróleo na Margem Equatorial, localizada no norte da América do Sul, voltada para o Caribe. O país, que era um dos mais pobres da região, agora tem uma das maiores rendas per capita em menos de uma década. Estima-se que a produção de petróleo atinja 318 mil barris por dia em 2023 e pode chegar a 1,5 milhão de barris na próxima década, aponta reportagem do jornal O Globo.
Com uma população de menos de 1 milhão de habitantes, o país agora possui uma renda per capita maior do que o Brasil. Em 2021, a renda per capita de US$ 10 mil do país ultrapassou a do Brasil e é a quarta maior do continente, atrás de Chile, Argentina e Uruguai. Empresas como Exxon, Hess e CNOOC estão operando com sucesso na região, enquanto outras empresas continuam estudando a área antes de fazer grandes investimentos.
No geral, a Guiana está se tornando um importante player na produção de petróleo, com expectativas de superar a Venezuela como maior produtor sul-americano em breve. O país está atraindo o interesse de várias empresas do setor, e a Petrobras, em particular, pode entrar na disputa pela exploração de petróleo na Guiana.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: