Governo Lula estuda incentivar produtos com juros mais baixos no Plano Safra para reduzir preços
O ministro também mencionou a possibilidade de ampliar a utilização das Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) para financiamento da produção
247 - O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou nesta quarta-feira (29) que o governo federal estuda incentivar produtos específicos com taxas de juros mais baixas no Plano Safra 2025, informa o g1. A iniciativa faria parte de um pacote de medidas adotadas para reduzir o preço dos alimentos, considerada uma das prioridades do presidente Lula (PT) para este ano.
"Já que não vamos ter um orçamento que pode ter taxas de juros muito atrativas para todo o Plano Safra, em virtude da Selic tão alta, vamos ver o que que é importante: arroz, feijão, hortifruti. Ser mais estimulado para o produtor fale assim: 'olha, ao invés de plantar isso, plantar aquilo, o que vai ter mais estímulo eu vou produzir mais.' E isso ajuda a conter a inflação", disse Fávaro.
A taxa Selic representa um desafio para o subsídio da atividade agrícola a juros mais baixos em 2025. Nesta quarta-feira (29), um novo aumento deve ser anunciado, deixando a taxa de juros a 13,25%. O ministro também mencionou a possibilidade de ampliar a utilização das Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) para financiamento da produção.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: