HOME > Economia

Governo reduzirá despacho de hidrelétricas no Norte devido à seca e maximizará outros recursos

Expectativa é de agravamento da seca no Norte ao longo do período seco, até novembro

Linhas de transmissão de energia (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Reuters - O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aprovou a adoção de medidas para garantir o suprimento de energia elétrica aos consumidores em meio à seca no Norte, incluindo a minimização do despacho das usinas hidrelétricas da região e a maximização do uso de outros recursos, como geração termelétrica e importação de energia.

Em comunicado na noite de quarta-feira, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) chamou atenção para a situação de escassez hídrica nos rios Madeira (RO/AM) e Purus (AC/AM), onde se localizam duas grandes usinas hidrelétricas, Santo Antônio e Jirau.

A expectativa é de agravamento da seca no Norte ao longo do período seco, até novembro, disse o CMSE. Diante disso, foi aprovada recomendação para minimizar o despacho das usinas hidrelétricas da região, de acordo com a necessidade do sistema brasileiro, e a utilização de outros recursos eletroenergéticos.

As ações visam garantir a segurança do atendimento da "ponta", isto é, horários de pico de carga no sistema brasileiro, principalmente no final da tarde e início da noite.

Segundo comunicado, os estudos prospectivos apresentados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) demonstram, em um cenário de carga elevada e baixa geração nas usinas eólicas, a necessidade de mobilização de "recursos adicionais" para manutenção da confiabilidade no atendimento aos consumidores.

Entre as medidas indicadas pelo ONS para os próximos meses, estão a utilização de geração termelétrica, a importação de energia elétrica da Argentina e Uruguai e a "resposta da demanda", programa que incentiva grandes indústrias a deslocarem seu consumo de energia para momentos de menor carga no sistema.

Apesar do cenário desfavorável na Região Norte, segundo o CMSE, a condição segue favorável para o atendimento eletroenergético nas demais regiões e deve permanecer ao longo de 2024. O armazenamento médio registrado no sistema elétrico brasileiro, referente aos reservatórios das usinas hidrelétricas, é de 66%.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados