TV 247 logo
    HOME > Economia

    Governo vê oportunidade para carne brasileira após surto de febre aftosa na Alemanha

    Brasil pode expandir sua presença em países como Reino Unido, Vietnã e Coreia do Sul

    Carne em unidade de produção da JBS no Brasil (Foto: Reuters)
    Otávio Rosso avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - O surto de febre aftosa em bovinos e suínos na Alemanha pode representar uma oportunidade para a carne brasileira, avaliou o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luis Rua. Em entrevista à CNN, o secretário destacou que, embora a situação na Alemanha seja lamentável, o Brasil pode se beneficiar ao expandir sua presença nos mercados afetados pela crise sanitária.

    “A gente nunca torce pela desgraça dos outros, mas pode ter um impacto positivo para o Brasil. A Alemanha é um dos grandes exportadores de carne suína e bovina no mundo. […] É um espaço para que o Brasil possa trabalhar na carne bovina e ampliação da carne suína”, afirmou Rua. A Alemanha é um dos maiores exportadores globais desses produtos e sua saída temporária do mercado pode abrir espaço para o Brasil conquistar novos contratos, especialmente em destinos como Reino Unido, Vietnã e Coreia do Sul, onde a carne brasileira ainda tem pouco ou nenhum acesso.

    O histórico recente da Alemanha com surtos sanitários também reforça a perspectiva de que o Brasil possa preencher essa lacuna. Em 2020, a Alemanha sofreu um impacto significativo devido ao surto de peste suína africana, uma doença viral que afeta suínos e javalis. Embora não seja transmissível aos seres humanos, a doença fez com que o país perdesse um terço de suas exportações de carne suína para a China, sua principal parceira comercial. “A Alemanha não se recuperou totalmente dessa perda e continua com uma redução nas exportações, que caíram de cerca de 1 milhão de toneladas anuais para 333 mil toneladas”, explicou Rua.

    Esse contexto oferece uma oportunidade estratégica para o Brasil ampliar sua participação no mercado de carnes, especialmente nas regiões que dependem das exportações alemãs, como o Vietnã. Rua anunciou que, no próximo mês, uma comitiva do Ministério da Agricultura viajará para o Vietnã com o objetivo de promover os produtos brasileiros, incluindo carne suína e bovina. “Vou viajar para o Vietnã no próximo mês e tentar colocar o Brasil à disposição. Mostrar que, mais uma vez, o Brasil está disponível e com status livre de febre aftosa e, havendo necessidade, o Brasil pode fornecer carne suína e bovina com a melhor qualidade possível”, frisou o secretário.

    O surto de febre aftosa registrado na Alemanha na última sexta-feira (10), que envolveu um rebanho de 14 búfalos, sendo três deles infectados, é o primeiro caso da doença no país desde a década de 1980. A confirmação do foco pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) gerou preocupações no setor de exportação alemão, o que, em teoria, pode aumentar a demanda por carne de outros países, como o Brasil, que possui status sanitário livre da doença.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados