Gustavo Pimenta assume mandato como novo CEO da Vale
Novo presidente conta com apoio do conselho e um contexto econômico favorável
247 – Nesta terça-feira (1º), Gustavo Pimenta assume oficialmente o cargo de CEO da Vale, uma das maiores mineradoras do mundo. Ele chega ao comando em um momento de otimismo para a empresa, após o anúncio de um pacote de estímulos econômicos do governo chinês, principal mercado consumidor da Vale. Na última sexta-feira (27), as ações da mineradora subiram 11,53%, encerrando o dia cotadas a R$ 63,96. Esse movimento positivo reflete a expectativa de crescimento econômico na China e contribui para um cenário mais favorável para o início da gestão de Pimenta.
A notícia da posse de Gustavo Pimenta foi divulgada pelo jornal Valor Econômico, que destacou o contexto favorável em que o novo CEO assume o posto. No entanto, apesar do clima otimista, Pimenta herda desafios significativos, especialmente no que diz respeito à recuperação da imagem da empresa após as tragédias de Mariana, em 2015, e Brumadinho, em 2019, além das inevitáveis pressões políticas que cercam a gigante da mineração.
Pimenta, de 46 anos, foi eleito por unanimidade pelo conselho de administração da Vale em 26 de agosto, o que, segundo fontes próximas à empresa, lhe confere maior margem de manobra no início de sua gestão. "A eleição por unanimidade dá a Pimenta um começo menos apertado [em termos de pressões] e alarga a margem dele para se movimentar", afirmou uma fonte próxima à Vale.
Entre os primeiros desafios do novo CEO está a possível reformulação do comitê-executivo, que reúne os vice-presidentes da companhia. A expectativa é que entre três e quatro mudanças ocorram nas próximas semanas.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: