TV 247 logo
    HOME > Economia

    Lula celebra aprovação da reforma tributária: "fundamental para impulsionar o desenvolvimento e reduzir desigualdades"

    "Após 40 anos de discussões, conseguimos aprovar uma proposta que vai garantir um sistema tributário mais justo", avaliou o presidente

    Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

    247 - "Após 40 anos de discussões, conseguimos construir e aprovar uma proposta que vai garantir um sistema tributário mais simples, eficiente, justo e transparente", afirmou o presidente Lula (PT) após a Câmara dos Deputados aprovar, na terça-feira (17), o primeiro dos projetos que regulamentam a Reforma Tributária, com 324 votos a favor e 123 contra. A medida estabelece um novo regime de impostos sobre o consumo, unificando tributos estaduais e municipais, como a CBS e o IBS. O texto segue agora para sanção presidencial.

    Em declaração no X, antigo Twitter, Lula destacou a importância da medida para o futuro econômico do país: “a aprovação da regulamentação da Reforma Tributária é um marco histórico", disse ele. "É um passo fundamental para impulsionar o desenvolvimento econômico, atrair investimentos, fomentar a competitividade do setor produtivo e reduzir as desigualdades sociais e regionais. Esta é uma conquista coletiva, fruto de diálogo, cooperação e compromisso entre diferentes setores da sociedade, do Poder Executivo e do Congresso Nacional e que posiciona o país em um caminho mais próspero e sustentável".

    Transição e alíquotas - A regulamentação aprovada prevê uma transição gradual, com implementação total prevista para 2033. A partir de 2026, uma fase de testes será realizada, na qual as notas fiscais passarão a exibir alíquotas simuladas da CBS e do IBS, mas sem cobranças efetivas. Isso permitirá ajustes e correções antes do início das novas regras fiscais.

    Durante as negociações, foram retiradas algumas modificações sugeridas pelo Senado. A alíquota dos futuros impostos unificados deve ficar em torno de 27%, segundo cálculos preliminares da Câmara dos Deputados, aproximando-se das projeções feitas pelo governo federal.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados