TV 247 logo
      HOME > Economia

      Lula critica empresários que reclamam sem reconhecer apoio do governo e elogia parceiro

      Presidente destacou o empresário Lucas Kallas, da Cedro, do setor de mineração, como um exemplo a ser seguido

      21.02.2024 - Cerimônia de assinatura do contrato de concessão do Terminal ITG02 do Porto de Itaguaí e anúncio de recursos do Fundo da Marinha Mercante - Ilha da Madeira (RJ) (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
      Leonardo Sobreira avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez nesta sexta-feira (21) duras críticas a empresários que, segundo ele, reclamam sem reconhecer o apoio do governo, enquanto elogiou aqueles que demonstram compromisso com o crescimento do país.

      Ele falou durante cerimônia de assinatura do contrato de concessão do Terminal ITG02 do Porto de Itaguaí e anúncio de recursos do Fundo da Marinha Mercante, no Porto de Itaguaí, Ilha da Madeira (RJ).

      Lula destacou o empresário Lucas Kallas, CEO da Cedro, do setor de mineração, como um exemplo a ser seguido. "Lucas Kallas tem uma visão séria e acredita e torce pelo crescimento do Brasil. Nem todos empresários pensam assim, tem uns que pedem as coisas e ainda saem falando mal do governo. Nunca agradecem o que receberam. Ele começou como pequeno, mas com vontade de ser grande, investindo no porto. Não tenho dúvidas de que será um grande empresário brasileiro na área da mineração”, afirmou o presidente a Kallas.

      Além de Kallas, Lula também enalteceu o trabalho de Silvio Costa Filho, destacando sua capacidade de diálogo e eficiência.

      O presidente reforçou seu compromisso com a educação, lembrando que, mesmo sem diploma universitário, foi o presidente que mais investiu no setor. “Mesmo sem diploma universitário, fui o que mais investiu na educação no país. O Pé-de-Meia me dá orgulho hoje e também a bolsa aos professores”, declarou, citando ainda os investimentos na área da saúde sob seu governo. 

      Lula também expressou otimismo em relação ao futuro do Brasil, defendendo a necessidade de o país avançar na exportação de conhecimento e inteligência, e não apenas de commodities. “Esse país tem futuro e podemos garantir que não queremos eternamente exportar soja, milho, minério, manga e qualquer coisa. Temos que ser exportador de inteligência e conhecimento, que é isso que dá valor agregado a um país”, concluiu.

      O presidente destacou os avanços econômicos durante seus mandatos anteriores, enfatizando o papel do consumo das classes mais pobres no crescimento do país. “Pergunte a um professor de economia qual foi a vez que o Brasil cresceu mais de 7,5%. A massa salarial era maior e o salário mínimo maior quando saí da presidência. O pobre que faz a economia crescer, porque ele consome”, afirmou Lula, reforçando a importância das políticas de inclusão social e valorização do trabalho para impulsionar a economia.

      Lula também deu sua previsão para o crescimento econômico este ano:

      "Depois que eu deixei a presidência em 2010, a economia nunca mais tinha crescido acima de 3%, mas eu voltei, vamos crescer a 3,8%, distribuindo o crescimento para que o povo possa viver melhor e comer mais". 

      Por fim, defendeu, dirigindo-se a Kallas, que os empresários compreendam a necessidade de acordos com trabalhadores para atender às novas necessidades do povo brasileiro. 

      Terminal da Cedro - Com 250 mil metros quadrados de área, o terminal da Cedro Participações terá capacidade para movimentar 20 milhões de toneladas por ano e deverá impulsionar a produção portuária local em um terço. As operações deverão se concentrar na movimentação, armazenagem e distribuição de minério de ferro.

      Arrematado pela Cedro Participações S.A. em leilão em dezembro passado, o terminal receberá R$ 3,58 bilhões em investimentos. Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, é o maior valor já obtido em leilões do setor. 

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Tags

      Relacionados