HOME > Economia

Lula pressiona Petrobras a reduzir reinjeção de gás e priorizar consumidores

Presidente assinou decreto para frear reinjeção de gás

Presidente Luiz Inácio Lula da Silvadurante reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Energética – CNPE, na sede do Ministério de Minas e Energia, em Brasília - DF. (Foto: RICARDO STUCKERT/PR)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente Lula afirmou nesta segunda-feira (26) que a Petrobras não tem o direito de "queimar" o gás natural excedente. A empresa reinjeta parte desse gás nos poços offshore para elevar o fator de recuperação de petróleo, o que acaba encarecendo o gás natural.

Segundo Lula, o gás excedente deve ser disponibilizado para a população. "O gás hoje tem que ser um instrumento da cesta básica do povo brasileiro. O gás sai da Petrobras a R$ 33 e chega para as pessoas a R$ 140. O gás é barato, a Petrobras não tem direito de queimar gás, tem que colocar esse gás para o povo", disse Lula após reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

Nesse sentido, um decreto assinado nesta segunda-feira pelo presidente Lula prevê que a reguladora ANP possa determinar a redução da reinjeção de gás em novos poços de petróleo, visando aumento da produção de gás.

O Brasil, com produção de gás associada a petróleo, reinjeta nos poços offshore parte do gás para aumentar o fator de recuperação de petróleo, enquanto o governo busca reduzir o valor do gás, com medidas que visam aumentar a produção, como a redução da reinjeção.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados