TV 247 logo
      HOME > Economia

      Lula quer Vale líder mundial em minerais críticos

      Presidente disse que a mineradora é uma empresa estratégica para o país

      Alexandre Silveira, Lula e Gustavo Pimenta - 14/02/2025 (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
      Leonardo Sobreira avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente Lula defendeu nesta sexta-feira (14) que a Vale retorne à liderança global no setor de mineração, em especial no setor de minerais críticos, e disse ao presidente da companhia, Gustavo Pimenta, que sua gestão é uma grande oportunidade para restabelecer o papel estratégico da companhia para o Brasil. 

      Em cerimônia de anúncio de investimentos da Vale em Parauapebas-PA, o presidente disse que a eleição de Pimenta como presidente da Vale é uma oportunidade "extraordinária" para restaurar a ligação "entre os interesses da Vale como empresa estratégica e o país, que também tem interesse estratégico para que a Vale e o país cresça". 

      Lula se mostrou insatisfeito com a perda do protagonismo global da Vale desde que adotou o modelo corporation e os desastres nos últimos com barragens. Segundo ele, a empresa "era a primeira ou a segunda no mundo. Hoje está lá pelo décimo lugar. É uma empresa tão importante que tem que estar sempre na Série A, por sua importância". 

      Nesse sentido, ele criticou gestores "irresponsáveis" que "não se deram conta da desgraça que poderia acontecer". "Espero que na sua gestão que não haja sequer um desmoronamento de pedra", disse Lula a Pimenta no evento.

      "O bom é ser primeiro, segundo ou terceiro. Se depender do que podemos fazer, a Vale voltará a ocupar o primeiro lugar", afirmou.

      Em relação aos minerais críticos, em alta demanda global, Lula disse que é preciso "discutir uma transição energética, com minerais verdes". 

      Lula finalizou seu discurso voltando-se a Pimenta e cobrando que sua gestão atue para "tornar a Vale a primeira empresa de minerais críticos e, sobretudo, a primeira do mundo no tratamento aos trabalhadores". 

      Segundo a empresa, o programa batizado de Novo Carajás tem foco na retomada e manutenção dos volumes de minério de ferro e expansão da produção em cobre. A mineradora vai investir R$ 70 bilhões na expansão da exploração.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados