'Lula volta a ser um alvo depois de defender moeda comum entre Brasil e Argentina', diz Pepe Escobar
"Lula agora é um alvo. Novamente", afirmou o jornalista
247 - O jornalista internacional Pepe Escobar voltou ao Twitter nesta terça-feira (24) após passar meses suspenso da plataforma social. Em um de seus primeiros tuítes, ele alertou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode sofrer críticas de autoridades estrangeiras enfurecidas com as negociações monetárias recentes com o governo da Argentina.
"Lula, em Buenos Aires: 'Por que não criar uma moeda única [para a América Latina] para não dependermos do dólar?'. Um BR-ARG ganha-ganha. Em sintonia com o BRICS+. Lula agora é um alvo. Novamente", disse Escobar no Twitter.
Pela proposta em discussão entre Brasil e Argentina, o real brasileiro e o peso argentino continuariam a existir normalmente. A nova moeda seria voltada apenas para o comércio bilateral, diferentemente do euro, usado para todos os tipos de transações na zona do euro.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, esclareceu que os governos brasileiro e argentino não estão discutindo uma moeda única, como é o caso do euro. "Estamos defendendo uma nova engenharia, que não seja o pagamento em moedas locais, mas que não chegue ao estágio de unificação monetária", disse o titular da pasta.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: