Mercados emergentes do G20 quase duplicaram a presença no comércio e investimento globais, mostra documento
Países como a China, a Índia e a Rússia fornecem uma parcela maior do total de fatores de produção a nível mundial, afirma o relatório do World Economic Outlook
Agência Sputnik - Os mercados emergentes do Grupo dos Vinte quase duplicaram o seu papel no comércio e investimento globais nos últimos 20 anos, afirmou o Fundo Monetário Internacional (FMI) na terça-feira.
"Os mercados emergentes do G20 [mercados emergentes] tornaram-se de facto mais importantes para a atividade econômica global. A sua pegada global de comércio e investimento quase duplicou desde o início da década de 2000, enquanto a integração financeira global continua a aumentar", afirmou o FMI no seu relatório World Economic Outlook.
Os consumidores e as empresas nos mercados emergentes do G20 representam uma parcela crescente da procura global e as empresas em países como a China, a Índia e a Rússia fornecem uma parcela maior do total de fatores de produção a nível mundial, afirma o relatório.
O FMI enfatizou que, após mais de duas décadas de crescimento, os mercados emergentes do G20 representam agora cerca de 30% da atividade econômica mundial e cerca de um quarto do comércio global.
"Ao mesmo tempo, estas economias tornaram-se cada vez mais sistêmicas através da sua integração nas cadeias de valor globais (CGV), com potencial para movimentar os mercados globais. Isto implica que as repercussões para o crescimento dos choques originados nestas economias - bem como das suas estruturas desaceleração na última década - pode ter ramificações muito maiores para a atividade global", afirma o relatório.
No entanto, o FMI alertou que potenciais grandes repercussões destes países apresentam um conjunto importante de questões. O FMI também apelou aos decisores políticos para que se concentrem em quão grandes e diferentes são as repercussões agregadas do crescimento dos mercados emergentes do G20 e como se comparam com as das economias avançadas, bem como quais os países que geram as maiores repercussões globais e regionais, de acordo com o relatório.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: