"Não há obstáculos para países em desenvolvimento realizarem transações em moedas nacionais", diz Dilma
Presidente do banco dos BRICS adotou novamente postura contrária à hegemonia do dólar em reunião com Vladimir Putin nesta quarta-feira
Sputnik - Não há obstáculos para os países em desenvolvimento mudarem para o comércio em moedas nacionais, disse a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês) dos BRICS, Dilma Rousseff, na quarta-feira.
"Não há obstáculos para os países em desenvolvimento realizarem suas operações de comércio exterior em moedas nacionais", disse Dilma Rousseff em reunião com o presidente russo, Vladimir Putin, em São Petersburgo antes da segunda Cúpula Rússia-África, que começa na quinta-feira .
O NDB é uma instituição financeira internacional estabelecida em 2014 após a cúpula do BRICS por um acordo entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Visa mobilizar recursos para projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos países do BRICS, bem como em outros mercados emergentes e países em desenvolvimento por meio da concessão de empréstimos, garantias e outros instrumentos financeiros como parte de projetos estatais e privados.
O BRICS une as maiores economias emergentes do mundo, ou seja, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Vários outros países pretendem ingressar no bloco econômico, incluindo Argélia, Argentina, Egito, Irã, Indonésia, Arábia Saudita, Turquia e Emirados Árabes Unidos. A África do Sul, que assumiu a presidência rotativa do BRICS em janeiro, sediará a 15ª cúpula do BRICS de 22 a 24 de agosto.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: