Nassif diz que mundo está em contagem regressiva para novo estouro da bolha financeira
"A questão é identificar as relações de causa-efeito entre economia influenciando a política, que influencia a economia novamente", avalia o jornalista
247 - O jornalista Luis Nassif avalia em um artigo publicado nesta terça-feira (6) no GGN que perspectiva de uma crise econômica mundial, antecipada pelo crash do mercado financeiro do Japão, “trouxe de volta a sombra de Nikolai Kondratiev, o economista russo que Lenin nomeou para a chefia de planejamento da economia soviética nos anos 1920. Ainda não havia sido desenvolvido o conceito da ‘mão invisível’ do mercado. Quando ocorreu a Grande Depressão, de 1929, Kondratiev previu o renascimento do capitalismo na etapa seguinte”, ressalta Nassif.
Nesta linha, o economista russo identificou três fases principais que foram divididas em ciclos longos e curtos. “Agora, pode se estar chegando ao fim da 5ª onda. Em outros momentos, houve bolhas, como as do Japão, no início dos anos 90, a bolha das empresas de tecnologia, uns dez anos depois. A questão é identificar as relações de causa-efeito entre economia influenciando a política, que influencia a economia novamente”, diz Nassif.
Leia a íntegra no GGN.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: