TV 247 logo
HOME > Economia

Nobel de Economia, Joseph Stiglitz encontra Lula e faz propostas para a gestão do Brasil na presidência do G20

O norte-americano sugeriu que ao presidente que influencie no debate sobre o imposto global a multinacionais

Joseph Stiglitz e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçou nesta quarta-feira (13) que teve um encontro com o economista norte-americano Joseph Stiglitz, vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 2001. O estudioso apresenta nesta semana ao governo brasileiro uma série de propostas para a gestão do Brasil no G20, o fórum econômico internacional de chefes de Estado de 20 países. O estudioso sugeriu que Lula, como presidente do G20, influencie no debate sobre o imposto global a multinacionais.

"Para fechar o dia, tive a alegria de receber o vencendo (vencedor) do Nobel de Economia, Joseph Stiglitz, que está de passagem pelo Brasil. Stiglitz trouxe temas importantes para debate durante a presidência do Brasil no G20, como a reforma no FMI, para que os países em desenvolvimento não sejam tão impactados pela taxa de juros", escreveu Lula no Twitter.

Em julho, líderes do G20 confirmaram o apoio ao tratado anunciado em 2021 pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) segundo o qual os países signatários teriam de aplicar um tributo mínimo de 15% sobre os lucros das multinacionais.

Após o Brasil assumir a presidência do G20, Stiglitz viajou dos Estados Unidos ao Brasil na segunda-feira (11), quando se reuniu com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com o diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo. Nesta terça-feira 12, o economista esteve com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. A expectativa é que ele se encontre com Lula na tarde desta quarta 13, no Palácio do Planalto. A viagem ainda inclui uma passagem por São Paulo, antes de retornar aos Estados Unidos, na sexta-feira 15.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: