TV 247 logo
      HOME > Economia

      Opep+ acelera aumento na produção de petróleo

      Grupo anunciou que aumentaria a produção em 411.000 bpd em maio

      Logo da Opep (Foto: Reuters)
      Leonardo Sobreira avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Oito países da Opep+ concordaram nesta quinta-feira (3) em avançar com o plano de eliminar gradualmente os cortes na produção de petróleo promovendo em maio um aumento da produção em 411.000 barris por dia, informou a agência Reuters.

      Oito membros da Opep+, que inclui a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados liderados pela Rússia, haviam se programado para aumentar a produção em 135.000 barris por dia em maio como parte de um plano para desfazer gradualmente a camada mais recente de cortes de produção.

      Mas após uma reunião realizada online nesta quinta-feira, o grupo anunciou que aumentaria a produção em 411.000 bpd em maio. A Opep citou "fundamentos de mercado saudáveis ​​contínuos e a perspectiva positiva do mercado".

      "Isso inclui o aumento originalmente planejado para maio, além de dois incrementos mensais", disse a Opep em uma declaração, referindo-se ao volume. "Os aumentos graduais podem ser pausados ​​ou revertidos, sujeitos à evolução das condições de mercado."

      O aumento de maio é o próximo de um plano acordado pela Rússia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Iraque, Argélia, Cazaquistão e Omã para gradualmente desfazer o corte de produção mais recente de 2,2 milhões de bpd, que entrou em vigor este mês.

      A Opep+ também tem 3,65 milhões de bpd de outros cortes de produção em vigor até o final do ano que vem para dar suporte ao mercado.

      A decisão desta quinta-feira reflete em parte o desejo dos líderes da Opep+ de melhorar a conformidade com as cotas de produção, disseram analistas.

      A produção recorde no Cazaquistão irritou vários outros membros do grupo, incluindo o principal produtor, a Arábia Saudita, disseram fontes à Reuters. A Opep+ está pedindo ao país da Ásia Central, entre outros membros, que faça mais cortes para compensar o excesso de produção.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados