TV 247 logo
    HOME > Economia

    OPEP mantém visão sobre crescimento da demanda por petróleo até 2050

    A previsão vai contra metas climáticas globais

    Refinaria de petróleo em Haifa, cidade de Israel que é considerada o principal polo econômico do país (Foto: Baz Ratner/Reuters)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 – A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) divulgou nesta terça-feira (24) as previsões sobre o aumento da demanda global de petróleo até 2050, estimando um crescimento de 17,9 milhões de barris por dia, o que elevaria o consumo diário para 120,1 milhões de barris.

    A previsão contrasta com outras estimativas da indústria, como as da BP Plc e Vitol Group, que indicam uma possível queda na demanda já na próxima década, em função da transição para energias renováveis.

    Até 2030, a OPEP projeta um aumento de 11,1 milhões de barris por dia no consumo global de petróleo, alcançando uma média de 113,3 milhões de barris diários. O relatório também destaca que países como a Índia impulsionarão esse crescimento, com previsão de um aumento de 8 milhões de barris por dia até 2050.

    Por outro lado, cientistas alertam que essas previsões vão na contramão das metas climáticas globais, que exigem uma redução imediata no consumo de petróleo para limitar o aquecimento global a 1,5°C. Segundo a Agência Internacional de Energia, a continuidade do aumento na demanda pode resultar em uma elevação da temperatura entre 2,5°C e 3°C. 

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados